Blog

Conversação em Inglês é para Todos 🗣🧏‍♂️

pronunciation

Como praticamos conversação em inglês nas aulas

Muitas pessoas, infelizmente até alguns professores, não sabem que conversação em inglês é para todos e não algo reservado apenas para níveis mais altos. Apesar de não ter muito repertório, alunos iniciantes podem e devem praticar conversação em inglês dentro da sua habilidade linguística. Apenas precisamos observar algumas práticas específicas para que a conversação em inglês seja aproveitada e melhore realmente a sua comunicação. E claro, precisamos de um parceiro, de preferência um professor ou alguém de nível igual ou um pouco melhor.

conversação para todos os níveis

Siga um modelo básico de conversação em inglês para iniciantes

Para alunos iniciantes, a conversação em inglês não será muito espontânea e nem cheia de construções complexas e sim um modelo básico. Muitos iniciantes erram ao tentar converter sua habilidade na sua L1 (língua materna) para o idioma que estão aprendendo. Se frustram e acreditam que não conseguem se comunicar. Mas podemos sim, com algumas restrições, melhorar nossa comunicação oral mesmo enquanto iniciantes. Não precisamos nos envergonhar de usar uma construção ou vocabulário básico quando estamos criando um alicerce. Na verdade é até melhor praticar conversação em inglês dessa maneira. Podemos usar vídeos também, como modelos de conversação em inglês, mas não precisamos tentar recriar esses diálogos complexos dos vídeos quando conversamos no nível básico.

Diálogos 👥

Dentre as atividades de conversação em inglês que devemos usar estão diálogos contextualizados. A princípio usamos modelos de diálogos cuidadosamente elaborados e impressos para a conversação em inglês. Após adquirir o vocabulário básico contido nos diálogos, já podemos praticar essas conversas com a ajuda desse “script”. Ao passo que sabemos o que estamos falando, a prática se torna mais natural e podemos embutir entonação e linguagem não verbal ao que estamos produzindo na nossa conversação em inglês. Em seguida, procure trocar algumas palavras por sinônimos ou simplesmente usar o diálogo como base para criar outras frases dentro do mesmo molde da frase original. Assim você já começa a praticar conversação em inglês com algumas frases mais comuns e entender como se dá esse diálogo entre duas pessoas nas circunstâncias propostas no diálogo.

Veja o exemplo abaixo de conversação em inglês:

Jake: Hi Tom.

Tom: Hey Jake. How’s it going?

Jake: Not bad. We’re getting ready for our vacation.

Tom: Where are you going?

Jake: We’re going to my grampa’s ranch.

Tom: How long are you staying?

Jake: We will be there for about 2 weeks. The kids love going there and riding horses.

Tom: I am sure it will be great. Have fun!

Jake: Thanks. See you after vacation!

rancho em inglês

Como mudar os diálogos da conversação em inglês apresentada:

O diálogo acima se dá entre dois amigos. Um perguntando como o outro está e conversando sobre onde um deles vai nas férias. Nesse contexto podemos trocar palavras ou frases da conversação em inglês para que o diálogo mantenha o sentido e apresente uma conversa com conteúdo variado. Por exemplo, a pergunta “how’s it going” pode ser substituída por “how are you” ou ainda “what’s up”.

As respostas também podem apresentar uma mudança desde que encaixem naturalmente no significado e uso correto. Poderia, por exemplo, trocar a resposta “not bad” por algo semelhante e comum entre falantes da língua inglesa. As respostas “pretty good” ou “I can’t complain” caberiam para “how are you” e caso opte por “what’s up” poderia responder “not much” antes de continuar a conversa. É importante entender a distinção entre a pergunta “how are you” e “what’s up” para que responda corretamente. E esse treino te ajudará não só a ter uma conversação em inglês mais natural, mas também a driblar esses erros comuns de iniciantes.

Outro exemplo de substituição seria pelo lugar onde um dos amigos passará as férias, trocando “my grampa’s ranch” por “my grampa’s beachhouse” ou ainda “my father’s beachhouse”. Existem muitas substituições possíveis sem comprometer o significado geral da conversação em inglês exemplificada e as estruturas contidas nela.

casa de praia em inglês

Perguntas e Respostas  🗣❔

Outra maneira de praticar conversação em inglês é se munir de perguntas comuns e estudar algumas maneiras de responde-las. Ou seja, não estamos decorando diálogos nem perguntas e respostas. Estamos entendendo o que a pessoa está perguntando de algumas maneiras diferentes e nos preparando com alguns jeitos comuns de responder para que desde o início seu inglês seja natural e compreensível por quem participa da conversa, mesmo que simples e curta. Veja alguns exemplos de perguntas frequentes e possíveis respostas que devemos conhecer e treinar na nossa conversação em inglês. Repare no uso de pronomes interrogativos (who, what, where, why, when, how):

treinar inglês com perguntas

Conversação em inglês: Cumprimentando alguém

  1. How are you? – 1. Great, thanks. How about yourself? (ou) 2. Couldn’t be better! (ou) 3. A little under the weather, but I’ll be fine. (ou) Can’t complain.
  1. What’s up? – 1. Not much. (ou) 2. Just getting ready for [the meeting/my trip/this weekend].

 Conversação em inglês: Conhecendo alguém

  1. Where are you from? – 1. I’m from the US. (ou) I’m American.
  1. Where do you work? – 1. I work at Pfizer in the Human Resources department. (ou) 2. I run my own [landscaping/IT/logistics] business, [Lawn Lovers/qualquer outro nome da empresa dele].

tecnologia de informática em inglês

  1. Where did you meet? – 1. We work together. (ou) 2. We met at my cousin’s wedding.
  1. What do you do for fun? – 1. I love [chess/soccer/mountain biking]. (ou) 2. I don’t go out much, but I love going to the movies. (ou) I like to barbecue and hang out with friends.

atividades de lazer em inglês

Estes são apenas alguns exemplos. Você pode e deve preparar situações do cotidiano para treinar conversação em inglês dessa maneira. Sugiro situações comuns na sua área de atuação profissional e pessoal, como supermercados, restaurantes, aulas e outras situações em que possa vir a precisar de treino de conversação em inglês. Você pode encontrar online modelos de diálogos para conversação em inglês específicos para hotel, restaurante, viagem e qualquer outra situação do seu dia a dia muitas vezes até dividido em níveis.

Nesse modelo de prática de conversação em inglês, você tem escolhas tanto em como e quais perguntas fazer quanto nas respostas que quer dar. Claro que a aquisição do vocabulário é fundamental, mas isso faz parte do estudo de alunos em todos os níveis. O importante é aprender e treinar possibilidades dentro de estruturas corretas durante sua conversação em inglês. Deixo aqui uma dica: limite um pouco o número de frases e suas opções no começo. Ao progredir você pode adicionar mais perguntas, respostas e variações.

Conversação em inglês para intermediário

Das técnicas expostas acima, as perguntas e respostas frequentes são uma boa ideia para todos os níveis de conversação em inglês, com aumento de complexidade de ambas as perguntas e respostas. Os diálogos são menos usados conforme aumentamos de nível simplesmente por preferir expor nossos pensamentos reais e não ensaiados. Quanto mais autêntica for a conversa, mais você vai fixar as estruturas, vocabulário e expressões que aprende na sua conversação em inglês.

Além das perguntas frequentes, no nível intermediário você pode praticar sua conversação em inglês com algumas atividades e brincadeiras que mesclam a conversação com o “listening”, uma parte fundamental das suas habilidades comunicativas. Existem muitos recursos disponíveis online para iniciantes até o avançado para treinar conversação em inglês com áudio e vídeos. Uma busca rápida vai te fornecer bastante material, mas deixamos de sugestão o seguinte vídeo do link.

listening para conversação

Treine conversação em inglês com áudio  📻👂

Uma das maneiras que você pode treinar conversação em inglês é a partir de áudios. Saber como treinar é quase tão importante quanto o treino de conversação em inglês em si. Escolha um trecho curto de uma palestra, música ou filme. Após ouvir, você pode fazer algumas atividades. Esse tipo de treino é comum para autodidatas e também em aulas.

Tente resumir o trecho  da conversação em inglês que ouviu usando suas palavras. Seu parceiro pode acrescentar, corrigir, ou responder perguntas sobre o trecho. Por exemplo, se você ouviu um áudio sobre como dar banho no seu pet, você pode listar a ordem em que deve fazer as coisas de acordo com o áudio:

First, you need to make the dog comfortable.

Then you should prepare everything in advance.

A conversação em inglês também pode ser sobre os instrumentos usados no processo ou fazer perguntas ao parceiro sobre o que ouviram.

Why is it important to brush your dog?

What kind of shampoo should you use?

He said you should use special shampoo on Cocker Spaniels.

cachorro em inglês

Assim você treina habilidades receptivas e formação de frases na conversação em inglês, mas em um contexto em que você tem a informação para usar.

Treine conversação em inglês com uma entrevista simples 🎤

Para essa atividade comece com perguntas e vocabulário mais fáceis e aumente a complexidade das perguntas conforme seu nível de inglês. A ideia é que seu parceiro tenha sucesso ao te entender e que você consiga responder com seu conhecimento, falando sobre você. Para aumentar um pouco o desafio, essa atividade de conversação em inglês pode ser feito de costas para seu parceiro:

Student 1: Where do you work?

Student 2: I work at Acer.

Student 1: When did you start working there?

Student 2: I started working there 2 years ago.

Student 1: What do you do there?

Student 2: I am a programmer.

atividades de conversação em inglês

Treine sua conversação em inglês com um jogo de adivinhar  🕵🏻

Essa brincadeira pode ser feita entre duas pessoas ou em grupos, em aulas de conversação ou de outros tópicos. A ideia é que a pessoa tem um certo número de perguntas que pode fazer para descobrir a coisa ou pessoa que o parceiro escolheu.

Lower-Intermediate – Limitar o escopo da escolha (um colega de sala ou professor da escola ou um objeto DA COZINHA, não qualquer pessoa ou objeto). Permitir que as respostas sejam frases curtas com alguma informação quando precisar para manter o jogo rolando. Assim os dois lados também praticam conversação. Pode dar mais perguntas do que o normal para facilitar para quem adivinha.

Intermediate – Permitir um escopo um pouco maior (um músico, banda, astro de cinema, inovação tecnológica, etc). Permitir ou não que as respostas tenham um elemento de dica. Todo mundo acaba tendo uma oportunidade de brincar, então não é imperativo que ambos falem toda rodada.

Upper-Intermediate – Permitir qualquer coisa. Respostas apenas “yes” e “no” e diminuir o número de perguntas que a pessoa tem para adivinhar.

treinar conversação em inglês

Essas são apenas sugestões de conversação em inglês para o nível intermediário e podem ser modificadas para que a brincadeira seja dinâmica e divertida para todos.

Conversação em inglês para avançado: debate, vídeos e áudios

Se você chegou até aqui, seu inglês já está bastante evoluído. Para níveis avançados temos algumas atividades comuns e bastante eficazes para treinar sua conversação em inglês nas aulas. Lembramos que qualquer atividade que seja ajustada para o nível, com certeza pode ser benéfica, inclusive as anteriores para os avançados e esses para os menos avançados. O importante é que a atividade seja preparada de tal forma que seja apropriada para o nível que está fazendo a conversação em inglês.

Debate 👩🏽‍💼 👨🏽‍💼

Um debate é organizar e expor argumentos acerca de um tópico e pode ser feito em grupos ou entre duas pessoas. O formato mais comum é ter uma escolha sobre alguma ação a ser tomada e um lado debater a favor e o outro contra. Você ou seu grupo deve se preparar levando em consideração não só os seus argumentos fortes, mas também os argumentos que podem surgir contra sua posição e preparar uma resposta adequada. Cada lado expõe seus argumentos com direito a réplica (e tréplica dependendo do projeto) e depois pode ou não haver uma decisão sobre quem “venceu” o debate do exercício de conversação em inglês.

Outro tipo de debate é aquele que conhecemos através da política. Os argumentos nem sempre são contraditórios e sim diferentes sobre um determinado assunto. Nesse formato a conversação em inglês em forma de debate é mais persuasiva e expõe suas ideias sem necessariamente contrariar o outro, a não ser que o argumento dele seja contrário mesmo. Independente do modelo que escolher para sua conversação em inglês, empregar o debate força o aluno a elaborar ideias mais complexas e argumentar, o que força seus limites linguísticos.

treinar inglês com debate

Treine conversação em inglês com vídeos e áudio 📺 📻

Usar vídeos e áudios para atividades de conversação em inglês pode ser uma quebra de monotonia e também divertido. Existem várias maneiras de usar vídeo e áudio para conversação em inglês. O modelo seguinte é uma sugestão.

Com o título em mãos, pergunte para o parceiro sobre o que ele acha que será o conteúdo. Discuta porque chegou nessa conclusão. Pergunte e responda o que já sabe sobre o assunto e imagine algumas coisas que irão surgir no trecho a ser usado. Assista ou escute com atenção redobrada. Depois assista ou escute de novo, essa vez criando perguntas para fazer para o seu parceiro.

As perguntas devem ser de compreensão, de informações específicas que absorveram, mas também de natureza abstrata, como a motivação do interlocutor ou possíveis efeitos de alguma mudança como aquela do trecho ou ainda sobre porque algo assim ainda não aconteceu. Esse tipo de pergunta gera uma conversação em inglês muito mais rica e aprofundada.

atividade de conversação em inglês

Coloque sua conversação em inglês em prática!

Como você pode perceber, existem mil maneiras de treinar conversação em inglês e desenvolver suas habilidades comunicativas do começo ao fim da sua jornada no inglês. Vale ressaltar que essas atividades não são específicas de nível e sim da maneira que são preparadas e conduzidas. Mas a prática de conversação em inglês é fundamental! Você pode debater até como iniciante, mas será muito mais difícil defender sua posição e usar recursos abstratos. Você pode usar um diálogo no avançado, mas normalmente empregamos monólogos ou trechos de literatura ou peças famosas com maior ênfase no personagem e entonação, porque qualquer diálogo não seria um desafio para alunos avançados de conversação em inglês. Também usamos trechos de áudios e vídeos como base para iniciar conversas e expor opiniões ou simplesmente para repetir uma fala de forma natural. Mas no final, o que importa é que seja útil e interessante para você. Agora só resta colocar em prática com seus colegas de sala ou alunos ou mesmo seus amigos que também aprendem inglês. Bons estudos!

×