To teach is to touch a life forever!

Adjetivos em inglês – Como transformam sua fala 🗣🧏🏻‍♂️

Adjetivos abrem as portas de um novo idioma. Isso acontece porque adjetivos são o tempero do idioma, descrevendo e caracterizando tudo que falamos. Adjetivos em inglês dão vida à fala e são tão fundamentais que estima-se que até um quarto (25%) de TODAS as palavras sejam adjetivos. Isso conta com os adjetivos em inglês, propriamente ditos, e também com outras palavras que podem ser usadas como adjetivos em inglês.

  • My sister is a curious (adjective)
  • She gave a brief presentation. (adjective)
  • The investors loved your attention to detail in the brief. (noun)
  • Admiral Grant held a press conference to brief the public on the situation. (verb)


Confira nesse artigo: como usar, exercícios e diversos outros exemplos e situações, para te ajudar a enriquecer seu inglês com o uso de adjetivos!

importância de adjetivos em inglês

Como usamos os adjetivos em inglês

Podemos apontar algumas áreas de estudo importantes para desenvolver sua habilidade de usar adjetivos em inglês. Precisamos entender a posição dos adjetivos em inglês referente a outras classes gramaticais, a posição dos adjetivos uns entre os outros por classificação e por último como formar e usar adjetivos compostos em inglês.

Posição do adjetivo em inglês

Adjetivos em inglês aparecem na frase quase sempre antes das palavras que estão modificando. Ou seja, se em português temos um carro vermelho, em inglês temos um “red car” (vermelho carro). Essa posição do adjetivo em inglês é herança das raízes germânicas do inglês, e é assim na maioria dos outros idiomas germânicos também como Alemão, Holandês, Frísio, Norueguês, Sueco, Dinamarquês, Finlandês e Islandês. Também vemos essa mesma posição do adjetivo em inglês em idiomas relacionados, como o Afrikaans. Mas não é incomum em idiomas ao redor do mundo. Acontece nos países bálticos também e até na Índia no Hindi.

  • I dropped a tiny screw and now I can’t find it.
  • This Saturday we are having a huge party at my house.
  • Harry works in that tall building around the corner.
  • My office is a long walk from here.
  • It’s only a short distance to my gate. I think I’ll make it.
adjetivos de distância em inglês

A exceção é quando usamos verbos de ligação com adjetivos em inglês. Nesse caso o substantivo que descrevemos costuma ser o sujeito da oração e aparece antes do verbo com os adjetivos depois. O verbo “to be” é o verbo de ligação mais usado, mas alguns outros verbos estáticos também são verbos de ligação, como se tornar, sentir, parecer, permanecer, etc.

She is beautiful!

That presentation was fantastic.

Something about this situation feels strange.

This apple pie tastes delicious!

She seems exhausted.

+ LEIA MAIS: Principais Pronomes em inglês – significados e usos👉🙋‍♂️

Enriqueça seu inglês com adjetivos

Usamos adjetivos em inglês a toda hora em quase toda ocasião. Usamos para descrever, classificar ou de alguma forma modificar o que falamos para passar mais detalhes e ser mais claros e interessantes quando falamos. Existe uma ordem na qual devemos usar os adjetivos em inglês para que a frase seja natural, mas existe flexibilidade na aplicação dessa ordem.

Costumamos classificar os adjetivos por tipo. É interessante perceber que os nativos não costumam aprender essa ordem de adjetivos em inglês na escola. Simplesmente subentendem a ordem através da repetição, passando a estranhar quando a ordem não é respeitada. Mas não há dúvida de que dominar adjetivos em inglês é uma das formas mais divertidas de enriquecer seu inglês e também atingir níveis cada vez mais altos.

adjetivo exhausted em inglês

Classificação dos adjetivos em inglês e sua ordem

Existem divergências sobre a ordem exata e o número de tipos de adjetivos em inglês. Algumas listas têm oito classificações e outras doze. Algumas colocam a idade de um objeto antes do formato e vice-versa.

Mas como é raro surgir mais de dois ou três adjetivos em uma sequência, não nos deparamos muito com alguma confusão na ordem dos adjetivos em inglês. As pessoas simplesmente seguem a regra geral da ordem de adjetivos em inglês e falam da maneira que lhes soar correto. Veja abaixo a ordem dos adjetivos em inglês, a classificação de adjetivos em inglês e exemplos dos adjetivos em inglês para cada classificação:

Placement Type of Adjective Examples
1 ·  Article,   ·  Demonstrative Determiner, or ·  Possessive Determiner ·  a, an, the   ·  this, that, those, these ·  my, your, his, our
2 Quantity one, three, ninety-nine
3 Opinion or Observation beautiful, clever, witty, well-mannered
4 Size big, medium-sized, small
5 Physical Quality thin, lumpy, cluttered
6 Shape square, round, long
7 Age young, middle-aged, old
8 Colour/Color red, blue, purple
9 Origin or Religion French, Buddhist
10 Material metal, leather, wooden
11 Type L-shaped, two-sided, all-purpose
12 ·  Purpose, or   ·  Attributive Noun ·  mixing, drinking, cooking   ·  service, football, head

Fonte: grammar monster

Seguindo a tabela acima, podemos montar frases e praticar o uso correto de adjetivos em inglês para o seu inglês soar natural. Veja exemplos de frases com dois, três e quatro adjetivos em inglês:

  • My brother just bought a small house on the coast. (size)
  • Have you seen a long cardboard tube anywhere? My blueprints are in it. (physical quality / material)
  • Could I have two medium-rare double cheeseburgers, please? (quantity / physical quality / type)
  • That car is a vintage 1927 dark gray Packard 443. (observation / age / color / type)
exemplo de adjetivos em inglês

Nos exemplos acima podemos perceber dois fenômenos interessantes, a adjetivação de um substantivo e o adjetivo composto que descreve o substantivo principal.

Substantivos que viram adjetivos em inglês

Seguindo a tradição de muitos outros idiomas germânicos, é possível usar quase qualquer substantivo como adjetivo em inglês. Grande parte dos substantivos aparecem no dicionário como adjetivos também, mas mesmo os que não aparecem como substantivo podem adotar essa finalidade. Esse jogo de cintura no uso de substantivos-adjetivos em inglês nos ajuda a ser mais detalhados e informativos nas nossas descrições. Veja alguns exemplos de substantivos que não costumam aparecer no dicionário como adjetivos em inglês sendo usados dessa maneira.

  • The price of jet fuel has risen tremendously lately.
  • This is my sister’s favorite pizza place.
  • My Rottweilers only eat one kind of dog food.
rottweiler na neve

Mas a maioria aparece com seu uso adjetivo. “Cardboard” significa papelão em inglês. Mas usamos em conjunto com outro adjetivo em inglês, “long”, como descrição do material de outro substantivo do qual se fala “tube”. Isso é comum quando o substantivo traz uma mudança significativa ou revela uma característica de algo que não seria entendido sem essa adjetivação. É comum com materiais e muitos outros adjetivos em inglês.

  • My son loves playing with cardboard boxes.
  • Can this substance melt steel beams?
  • The mining facility excavates iron ore.
  • He fixed the wooden fence around his property.
campo gramado e céu azul

Outro exemplo comum é “wall” (parede). Podemos falar que temos um “clock” em casa, mas quando adiciono a palavra “wall” eu especifico que é um relógio de parede, e não um “alarm clock” que fica ao lado da cama para acordar ou um “grandfather clock” que fica na sala (relógio de pêndulo).

Percebemos que esses outros tipos de clock usam o mesmo esquema, de substantivos sendo usados como adjetivos em inglês. É mais comum ver “alarm” e “grandfather” (avô) como substantivos.

  • She has such a stylish wall clock in her kitchen!
  • Ray hates waking up to an alarm clock.
  • We inherited the grandfather clock from my aunt.
relógio de pêndulo em inglês

Adjetivos compostos em inglês

Esse tipo de adjetivo em inglês talvez seja o mais comum e importante. Adjetivos compostos são formados por um adjetivo e um substantivo, dois adjetivos, um advérbio e um adjetivo e, algumas outras combinações usadas juntas para descrever o substantivo principal. O adjetivo composto é aquele que com partes diferentes traz um novo significado à uma expressão. Veja o contraste nos exemplos abaixo:

  • She entered the dark, mysterious room without making a sound.

Nesse caso, temos dois adjetivos em inglês. Se juntarmos os dois, não teríamos uma coisa diferente do significado de cada um usado separadamente. Contraste com os exemplos abaixo:

  • She has dark hair.
  • She has brown hair.
  • She has dark brown hair.

Quando digo que ela tem cabelo escuro, estou falando de uma atribuição. Quando digo que tem cabelo marrom, estou falando de outra. Quando junto os dois para formar um adjetivo composto, estou falando de uma atribuição diferente das anteriores. Cabelo marrom escuro é diferente de cabelo escuro ou cabelo marrom, é um novo significado. Adjetivos compostos não aparecem separados por vírgula e muitas vezes usam hífen.

Veja novamente um dos exemplos anteriores, agora, com a divisão dos adjetivos. Repare que temos mais palavras que divisões de adjetivos em inglês. Isso é porque usamos adjetivos compostos.

dark brown hair exemplo de adjetivos em inglês
  • That car is a vintage / 1927 / dark gray / Packard 443. (observation / age / color / type)

Como podemos perceber, a cor não é apenas cinza, é cinza escuro. O tipo talvez não seja considerado um adjetivo composto, mas é formado por modelo e marca. Veja mais exemplos de adjetivos compostos.

Adjetivo + Substantivo:

  • I would be happy with any part-time job.
  • Do you have any last-minute requests?

Também Podemos usar o substantivo antes do adjetivo em inglês:

  • Are these sugar-free gumdrops? I’m diabetic.
  • I love an ice-cold beer on a hot day.
adjetivos compostos em inglês

Adjetivo + Adjetivo:

  • The flashing light is in the top-left corner of the dashboard.
  • The water has a beautiful blue-green hue.
praia paradisíaca com sombra

Advérbio + Adjetivo:

  • The clerk didn’t appreciate the less-than-subtle criticism.

Há divergências sobre se qualquer advérbio que antecede um adjetivo pode ser considerado um adjetivo composto já que o advérbio claramente modifica apenas o adjetivo e não o substantivo final.

  • That was an unexpectedly expensive purchase. (não é um adjetivo composto)
  • She slowly entered the dimly lit shed. (é um adjetivo composto)
exemplo de como usamos os adjetivos em inglês

Quantificador + Substantivo:

  • He built a 28-foot waterslide in his backyard.
  • She works in the only 10-story office building in town.
  • I have a 4-year-old brother and a 2-year-old sister.
  • That was a 500-dollar mistake. (Muitas vezes usamos apenas a cifra, mas falamos o adjetivo composto)
  • He drove a half-ton pickup.
exemplo de adjetivos compostos em inglês

Também podemos formar adjetivos em inglês usando verbos no particípio presente (gerúndio). Ou particípio passado misturado com adjetivos, advérbios ou substantivos.

Verbos com adjetivos:

  • The gross-sounding experiments are making me nervous about Science class this semester.
  • High school students are low-hanging fruit for army recruiters.
  • It was a short-lived celebration.
  • I prefer old-fashioned hospitality at a B&B to prim and proper hotel service.
casa de campo

Verbos com advérbios:

  • He’s a fast-talking con artist.
  • Slow-moving vehicles must use the right lane.
  • She’s a well-known actress.
  • The entire family enjoyed a much-deserved vacation.
família na praia em inglês

Verbos com substantivos:

  • Vampires are blood-sucking monsters!
  • It’s his third record-breaking attempt.
  • I’ll never stay at this cockroach-infested hotel again!
  • My grandfather is bed-ridden due to his condition.
astronauta caminhando

+LEIA MAIS: Modal verbs em Inglês – Aula Completa 👩‍🏫

Outros casos de adjetivos em inglês

Adjetivos compostos também são formados por preposições, conjunções, nomes próprios e outras construções. Normalmente isso acontece em phrasal verbs, expressões idiomáticas e frases preposicionais.

This state-of-the-art machine can manufacture fourteen thousand pieces per day.

We don’t have any more up-to-date information we can share.

A non-profit company is another name for a not-for-profit company.

Corporations are destroying lots of mom-and-pops stores.

Many companies exist only on paper and are run-from-home businesses.

You can get a business license without a brick-and-mortar location, but you’ll have to use a P.O. Box.

Também é possível usar nomes próprios como adjetivos em inglês.

This is my favorite Justin Timberlake song.

We have watched all the Akira Kurosawa films about samurais.

como formar adjetivos compostos em inglês

Quais são os adjetivos mais usados em inglês?

Essa pergunta é feita frequentemente, mas, raramente recebe uma resposta adequada. A maioria dos sites que oferecem uma lista dos adjetivos mais usados em inglês na verdade estão entregando uma lista dos adjetivos “mais fáceis mais usados” ou uma lista dos “mais comuns no seu círculo de amigos” sem embasamento no corpus da língua. Como podemos ver através do Corpus of Contemporary American English (COCA), nem sempre os adjetivos mais usados são os mais fáceis. Isso é porque os adjetivos mais usados em inglês são extraídos de todos os aspectos da vida dos cidadãos. Ou seja, muitos dos adjetivos mais usados são de “business” e outros ramos da vida dos profissionais nos países de língua inglesa.

180 adjetivos mais usados em inglês

Neste link você pode conferir um PDF dos 180 adjetivos mais usados em inglês, extraídos do COCA recentemente. Essa lista mostra apenas adjetivos. Você pode conferir uma lista dos 500 adjetivos mais usados em inglês aqui. Esse site organizou também palavras com outras classes gramaticais que podem ser usados como adjetivos, e ordenou de acordo com a frequência e classe gramatical. Se quiser apenas uma montanha de adjetivos por letra do alfabeto, esse site tem milhares.

adjetivos em inglês

Exercícios com adjetivos em inglês

Você pode encontrar exercícios com adjetivos em inglês em diversos sites. Se puder, comece com exercícios mais fáceis até se sentir seguro para tentar um desafio. Enquanto isso, aqui estão alguns exercícios com adjetivos em inglês para começar.

  1. Escolha o melhor adjetivo comparativo para preencher a lacuna:

Anderson didn’t want to wait any __________.

  1. Further
  2. Farther
  3. Longer
  4. Shorter
  1. Escolha qual adjetivo em inglês melhor completa a frase:

Joanna had a ____________ cough yesterday. That’s why she isn’t at work.

  1. Terrifying
  2. Terrible
  3. Scary
  4. Frustrated
  1. Escolha quais palavras são adjetivos em inglês:

Ever since my youngest brother went to college, we haven’t had a fun family picnic.

Ever since 1. my 2. youngest 3. brother went to 4. college, we haven’t had a 5. fun 6. family 7. picnic.

  1. 1 / 2 / 5 / 6
  2. 2 / 3 / 5 / 7
  3. 1 / 2 / 4 / 7
  4. 2 / 3 / 4 / 7
  1. Escolha o adjetivo em inglês que melhor completa a frase:

There was an __________ drop in stock prices last quarter.

  1. Accented
  2. Accentuated
  3. Accentated
  4. Accentuatated

Answers: 1.C / 2.B / 3.A / 4.B

Adjetivos para ampliar seu vocabulário em inglês

Neste artigo tentei expor os adjetivos em inglês de forma simples para que você pudesse usar um inglês mais interessante, informativo e rico em descrições, mas adjetivos também são uma fonte excelente para ampliar seu vocabulário em inglês. Afinal, para usar adjetivos em inglês terá que aprender as palavras. Já que entre 20% e 25% de todas as palavras podem ser consideradas adjetivos em inglês, são fundamentais para melhorar seu inglês como um todo.

como estudar adjetivos em inglês

Com tempo você vai percebendo que tipo de adjetivo em inglês você deve usar para descrever, diferenciar e opinar sobre processos, ações, eventos, objetos, serviços e outras coisas. Você também vai conseguir cada vez mais reter na memória a maneira e situação na qual ouviu alguém usar adjetivos em inglês. Volte sempre para esse artigo para ver exemplos e não se esqueça de usar! É fundamental que use adjetivos em inglês no dia a dia. E se quiser estudar outros temas, não esqueça de visitar nossa página de publicações. Bons estudos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Don`t copy text!