To teach is to touch a life forever!

Aprender Inglês sozinho é possível, SIM! 👍💪

É isso mesmo que você leu. É possível aprender inglês sozinho, sim! Como tudo na vida, será uma reflexão direta do seu esforço e compromisso com esse aprendizado, mas é completamente factível. Como diz o velho ditado, “De rápido, bom e barato você só pode escolher dois”. Raramente um ditado cabe melhor do que para o aprendizado de um idioma. Rápido e de qualidade? Vai precisar pagar professor particular e nem isso garante que aprenda mais rápido se não houver esforço. Rápido e barato? Vai aprender muita coisa errada de fontes duvidosas se é que vai aprender, e terá um inglês bem limitado. Barato e de qualidade? Leva tempo para estudar mais a fundo e treinar seu ouvido, praticar, procurar bons cursos e profissionais gratuitos, etc. Não existe inglês rápido, bom e barato. O golpe está aí, cai quem é ansioso demais para estudar de verdade. Confira nesse texto dicas sobre como: usar flashcards, séries, filmes e jogos para te ajudar no processo de aprender inglês sozinho.

como aprender inglês rápido

Qual método para aprender inglês sozinho

Sejamos realistas, se você quer aprender inglês sozinho e você não é professor com experiência ministrando aulas de outro idioma, qual a chance de você conhecer metodologia de ensino de idiomas? E se eu te falar sobre alguns métodos, você vai lá estudar a metodologia e aplicar em seus próprios estudos corretamente? E outra, para quem quer aprender inglês sozinho nem toda metodologia pode ser usada pois necessitam de repetição do que o professor diz, mímica, etc. Enfim, não se canse com questões de metodologia. Existem muitos métodos e abordagens (Communicative Approach, Direct Method, Audiolingual Method, Grammar-Translation Method, Suggestopedia, Total Physical Response, Situational Language Teaching, et al) mas no momento atual, a maioria das escolas e profissionais usam o que chamamos de metodologia híbrida pois nenhum modo de ensinar é totalmente superior com todo mundo em todo momento. Tudo deve ser adaptado aos interesses, habilidades, níveis e necessidades dos alunos.

 

Como aprender inglês sozinho do zero e de graça  💸🤷‍♂️

Entendendo a limitação imposta pela supervalorização de uma metodologia por autodidatas, podemos começar a traçar nossa rota para a fluência em inglês. Você pode até encontrar algo intitulado de “método autodidata”, mas invariavelmente é uma compilação de recursos e modos de usá-los que não cabem em nenhum método. Para aprender inglês sozinho do zero e de graça você terá que testar e adaptar seu jeito de estudar, os recursos que você usa e o momento para usar cada um. Isso nasce de muito estudo e reflexão. Existem grupos de autodidatas poliglotas que detalham como eles abordam o aprendizado de um novo idioma. Você ficará surpreso e provavelmente muito feliz de saber que aprendem idiomas novos de maneiras diferentes, mas todos são poliglotas. Então para aprender inglês sozinho do zero e de graça, você precisa entender o que usar e como.

como aprender inglês de graça

 

Inglês para iniciantes

Uma das grandes dificuldades do iniciante que quer aprender inglês sozinho é não saber o que estudar. Nesse artigo estamos mais focados em como estudar, portanto, não entraremos em grandes detalhes sobre os tópicos que o iniciante deve focar no começo dos seus estudos e como melhor explorar esses temas. Para informações mais detalhadas do que estudar, sugiro que leia nosso Guia de Inglês para Iniciantes, no qual abordo o passo a passo para aprender inglês sozinho. Esse passo a passo para aprender inglês sozinho mostra os primeiros tópicos que estudamos e o modo mais fácil de inserir o inglês no dia a dia quando está partindo do ZERO.

+ LEIA MAIS: Simple Past: O Tempo Verbal da História ⌛

 

5 formas de aprender inglês sozinho sem sair de casa 🖐

As 5 formas de aprender inglês sozinho sem sair de casa são mais recursos que você deve usar do que formas de aprender. Você sempre irá aproveitar mais esses recursos usando da melhor forma e com certeza partindo de tópicos do seu interesse do qual você já tem algum conhecimento. Vamos discutir algumas coisas diferentes entre recursos e hábitos pessoais e externos para aprender inglês sozinho.

 

Mantenha uma rotina de estudos 📅

Todos dão a mesma dica, mas poucos autodidatas escutam. É incrível, né? Quer aprender inglês sozinho? Este é um pré-requisito para seu sucesso. Coloque no papel o dia e horário que reservou para estudar inglês, qual o tema ou capítulo de algum livro que irá estudar ou aplicativo que irá usar ou exercícios que irá fazer, depois vá lá e cumpra com sua palavra. Tenha seus materiais prontos antes de começar o relógio. Se você não consegue reservar 20 minutos por dia para estudar inglês, você não quer falar inglês e muito menos vai conseguir aprender inglês sozinho. Assuma responsabilidade pelo seu sucesso e sua vida e pare de reclamar da boca para fora que “não consegue aprender inglês”. Quem não estuda, não aprende. P-O-N-T-O! Não existe metodologia, material, professor ou comprimido mágico. Não adianta dizer que não tem tempo para aprender inglês sozinho. Tempo para estudar é uma questão de prioridades.

5 formas de aprender inglês sozinho

 

Use flashcards  📝

Flashcards são cartas com figuras de um lado e frases ou palavras do outros ou cartas em branco na qual você escreve algo dos dois lados. Existe um aplicativo muito popular que você pode aproveitar para estudar e aprender inglês sozinho. Chama Anki e está disponível também para aparelhos móveis. Com ele você pode até encontrar coleções de cartas pré-montadas para estudar, mas como dissemos, montar sua própria coleção garante que usará vocabulário e frases do seu interesse e necessidade. Para otimizar seu estudo com flashcards, fuja de materiais que mostram uma palavra de um lado e a tradução ou definição do outro. Você retém muito pouco da informação e ela é bastante inútil na prática. Tente encontrar ou montar flashcards com frases ou perguntas comuns de um lado e respostas do outro, ou uma situação de um lado e uma frase comum que se encaixa do outro lado. Isso funciona desde o básico até o avançado para quem quer aprender inglês sozinho. Inclusive muitos poliglotas autodidatas usam.

flashcards

 

Use séries, filmes e música 📺📽📻

Esse item sempre gera polêmica porque ninguém gosta de ouvir que estão usando séries, filmes e músicas incorretamente para aprender inglês sozinho. Acontece que apenas assistir séries e filmes no Netflix, Prime Video ou Disney+ em inglês ou ouvir músicas no Spotify não traz muito benefício além de treinar seu ouvido a reconhecer sons que não estão acostumados. Isso se chama input passivo e tem um custo/benefício ruim no começo. E para iniciantes, séries e filmes acabam sendo muito acima de sua possibilidade mesmo quando usados corretamente. Músicas você consegue aproveitar mais se aprender a letra e cantar junto.

+ LEIA MAIS: Either e Neither – significado e como usar

Para aproveitar séries e filmes escolha um trecho curto, entre 10 e 20 segundos, e use de várias formas diferentes. Primeiro, para aprender inglês sozinho assista o trecho sem legenda e tente escrever o que entendeu. Volte e confira se o trecho bate com o que escreveu e tente corrigir uma vez. Depois coloque a legenda em inglês e compare. Se não entender algo, busque significados. A segunda atividade é repetir em voz alta o máximo do trecho que conseguir. Para quem quer aprender inglês sozinho, interpretar a cena ajuda. Você pode focar em pronúncia ou precisão e eventualmente nos dois.

Com tempo você pode usar trechos mais longos e focar na entonação do trecho e as possíveis mudanças de significado que acompanham uma mudança na entonação. Ao aprender inglês sozinho, use como um desafio e tente recitar cada vez mais da cena. Outra coisa que pode fazer é pegar algumas frases aleatórias e tentar perceber quando são usadas durante sua sessão cinema.

inglês em séries, filmes e músicas

 

Faça exercícios 🙇📖

Para quem quer aprender inglês sozinho, fazer exercícios faz parte de quase todo plano de estudo. É uma maneira de rever vocabulário e tópicos estudados e avaliar seu conhecimento. Exercícios podem ser muito benéficos para o autodidata, porém podem ser difíceis de escolher. O ideal é fazer exercícios que acompanham seu nível e material estudado, mas para o autodidata isso só vai acontecer se você adotar um livro didático por conta própria. Fora isso, terá que encontrar na internet. Mas não se preocupe, existem milhares de exercícios gratuitos espalhados pela internet. Encontre exercícios do seu nível aproximado e não se preocupe tanto com o conteúdo dos exercícios. Se for do nível certo vai encontrar muitas semelhanças e o que for diferente você aproveita para aprender nos próprios exercícios. Só não esqueça de voltar e anotar as coisas que não sabia para estudar no futuro.

Sites com exercícios com tópicos e níveis variados:

Inglês Online

Curso de Inglês Online

Exercícios de Inglês

como aprender inglês sozinho do zero
 

 

Use diálogos 🗣🧏‍♀️

Especialmente no começo, usar diálogos pode te ajudar a aprender inglês sozinho melhorando sua memória muscular oral e fixando palavras e frases mais usadas em contextos comuns do dia a dia. Você pode adquirir diálogos em diversos lugares na internet ou produzir seus próprios. Para quem quer aprender inglês sozinho, diálogos podem ser um desafio já que não tem a segunda voz. Mas seja criativo. Você pode gravar a fala de uma pessoa e depois responder como a outra. Também pode convidar outro amigo a treinar com você. Depois que você dominar os diálogos que já tem, tente trocar palavras nas falas para mudar o significado e treinar novo vocabulário.

inglês com diálogos

 

Como aprender inglês pela internet 🖥🌎

Você está fazendo isso agora. Aprender inglês sozinho requer vontade de buscar conhecimento onde conseguir. Livros didáticos, apesar de terem seu valor, já não são mais os nossos únicos recursos para aprender inglês sozinho. Já mencionamos alguns sites de exercícios, aplicativos de flashcards e serviços de séries, filmes e músicas. Mas existem mais oportunidades para aprender inglês sozinho pela internet.

 

YouTube

Existem milhares de canais dedicados ao seu aprendizado. Inclusive, temos o NOSSO canal chamado American English Online. Acesse aqui!

Existem muitos outros ótimos profissionais com presença marcante na internet que podem te ajudar a aprender inglês sozinho. Alguns são mais carismáticos, outros mais metódicos. Um organiza seu conteúdo assim, o outro assado e alguns criam conteúdo aleatório. De qualquer forma, vale a pena conferir os canais abaixo e outros. O YouTube é uma fonte interminável de aulas e conteúdo em inglês e para estudantes de inglês de todos os níveis, especialmente para reforço as aulas ou para quem quer aprender inglês sozinho.

English in Brazil (Carina Fragozo)

Adir Ferreira

Small Advantages (Gavin Roy)

Inglês Winner

Professor Kenny

Sugiro também canais informativos ou educacionais como Tedx Talks ou Khan Academy para quem quer aprender inglês sozinho.

 

Sites dedicados

Websites dedicados como VOA (Voice of America) e Learn English da British Council podem ser uma mina de ouro para quem tenta aprender inglês sozinho. Nesses sites você encontra aulas, explicações, vídeos, exercícios e muitos outros recursos em um lugar só. Além desses dois recomendo para quem quer aprender inglês sozinho o EnglishLive da Education First.

 

Podcasts  🔊🧏‍♂️

Com certeza a opção de podcast para aprender inglês sozinho deve ser analisado em termos de custo benefício de tempo para aprendizado real. Quanto mais avançado seu inglês, mais você consegue aproveitar podcasts. Mas existem alguns poucos de inglês para iniciantes. Como dissemos para séries, filmes e músicas, você deve fazer mais que apenas escutar se pretende aproveitar ao máximo o podcast. Aprender inglês sozinho com podcasts é viável se pausar para repetir ou mesmo apenas para refletir no que ouviu e fazer sentido de frases que não entendeu de início. De vez em quando, pare ou volte o podcast para resumir a ideia básica que ouviu ou numerar as ideias ou pontos principais de um discurso ou informação. Confira mais opções de podcast com temas variados:

Espresso English

6 Minute English

English Learning for Curious Minds

This American Life

Scientific American: 60-Second Mind e 60-Second Science

E aqui no iHeart você encontra um repositório imenso de podcasts dividido por tema.

podcasts em inglês

 

30 dicas para estudar inglês sozinho

  1. Encontre sua motivação
  2. Escreva seus objetivos a mão com caneta e cumpra seu compromisso com você mesmo
  3. Estude com coisas que gosta e te interessam
  4. Se inspire em bons exemplos
  5. Mude o idioma dos seus eletrônicos para inglês e aprenda a operá-los
  6. Coloque rótulos em inglês em tudo dentro de casa
  7. Aprenda a letra de suas músicas favoritas e cante-as
  8. Mantenha um diário em inglês
  9. Assista desenhos em inglês
  10. Decore um monólogo ou poema em inglês e intérprete
  11. Não se preocupe tanto com pequenos detalhes
  12. Não traduza ao pé da letra
  13. Se precisar traduzir, traduza significados não palavras
  14. Treine frases (chunks) e não vocabulário solto
  15. Pratique o inglês que combina com a situação e lugar no qual você está
  16. Fale em inglês sozinho como se estivesse falando com alguém
  17. Assista filmes e séries a segunda vez com legenda em inglês
  18. Memorize e pratique diálogos curtos para situações variadas em inglês
  19. Depois de entender um texto em inglês, leia-o novamente em voz alta
  20. Estude inglês de 15-20 minutos por dia (melhor que duas aulas longas por semana)
  21. Tenha algum contato diário com o idioma além do seu estudo
  22. Aproveite momentos ociosos (ônibus, metro, carro) para escutar algum áudio em inglês (podcast ou audiobook)
  23. Copie ditados ou frases famosas em inglês
  24. Grave-se falando um trecho de uma música ou filme em inglês depois compare sua pronúncia com o original
  25. Grave-se falando inglês e compare com gravações passadas para ver sua evolução
  26. Divirta-se aprendendo inglês. Assim você sempre vai reter mais informação
  27. Nunca desista ou se frustre por não aprender na velocidade que espera ou que outro aprende
  28. Não tenha medo de errar. Encare o erro como um aprendizado e veja o lado engraçado disso
  29. Sotaque não é igual erro de pronúncia. Sotaque não atrapalha a comunicação e muitas vezes é charmoso. Não se preocupe com isso!
  30. Sempre que tiver oportunidade de falar inglês, aproveite. Sem exceções!

 

 

Como se tornar fluente em inglês sozinho

Aprender inglês sozinho já é um desafio grande o suficiente para não se desesperar, muitas vezes cedo demais, com questões de fluência. Primeiramente, quando falamos em aprender inglês sozinho, estamos na verdade falando em aprender inglês sozinho sem pagar um professor. Como disse no começo e demonstrei ao longo deste artigo, você consegue fazer isso com os recursos da modernidade. Aprender inglês sozinho NÃO significa que não precisa de ninguém. Afinal de contas, idiomas são a base da nossa comunicação. Isso só ocorre entre duas ou mais pessoas. Você não transmite informação para uma parede, tampouco aprende um idioma falando com uma. Ou seja, precisamos sim de outras pessoas para praticar.

+ LEIA MAIS: Guia de Inglês Para Iniciantes ✍👩‍🏫

A fluência é um objetivo de todos, porém não é um fim. A fluência você desenvolve gradualmente ao passo que domina estruturas mais comuns que se tornam cada vez mais familiares. Assim você consegue substituir palavras dentro de estruturas pré-determinadas e logo criar estruturas completamente novas. Então a fluência é muito mais um produto de sua prática e conforto com o idioma do que uma meta, porque fluência não é só UMA coisa ou um nível de inglês. Existe mais ou menos fluência dentro de todos os níveis de inglês. Esqueça esse conceito de fluência. Ao aprender inglês sozinho e praticar o que aprendeu com as pessoas, seu inglês se torna cada vez mais natural, melhorando tanto a fluência quanto a precisão da fala.

Então a resposta para como se tornar fluente em inglês sozinho é praticar o máximo que puder, sempre que puder, de preferência com um parceiro, mas também falando sozinho em diversas atividades como vimos nesse artigo e em outros.

como se tornar fluente em inglês sozinho

 

Você está no caminho certo  🏍✔️

Só o fato de chegar até aqui mostra que tem interesse e atitude de buscar informações. Continue explorando os recursos que te passei nesse artigo, mas também procure outras atividades e recursos para aprender inglês sozinho, como jogos, seja de tabuleiro, de palavras ou eletrônico (muitas pessoas aprendem bastante jogando jogos de videogame online, por exemplo).

Quanto mais se conectar com as pessoas, mais oportunidades terá de praticar. Seja paciente e persistente: cobre seu sucesso, você consegue aprender inglês sozinho e merece a chance de se divertir com isso! Bons estudos e confira nossas outras publicações para mais informação e dicas para melhorar seu inglês.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Don`t copy text!
×