Blog

Como Escolher Um Curso de Inglês em Ribeirão Preto 📚👨🏽‍🎓

Como escolher um curso de inglês em Ribeirão Preto

Oferta para um curso de inglês em Ribeirão Preto é o que não falta. Temos diversas escolas de inglês que fornecem todo tipo de estrutura, preço, material, método e profissional. Por isso essa escolha tão importante pode confundir pais que buscam o melhor para seus filhos. Para ajudar a escolher o melhor curso de inglês para seu filho, vamos entender o que precisamos saber para tomar essa decisão de forma esclarecida, podendo analisar nossas opções. Assim, seu filho se sentirá à vontade e terá mais entrosamento com os colegas, o professor e o idioma como um todo.

 

Qual o melhor curso de inglês para seu filho?

Desde cedo, nossos filhos desenvolvem personalidades e vontades próprias. O que é bom para um, nem sempre é bom para o outro. Todo curso de inglês diz que oferece o melhor ensino e prepara seu filho para um futuro melhor. Não esperamos menos do departamento de marketing de uma escola, não é mesmo? Mas precisamos olhar mais afundo. Precisamos começar com 3 perguntas importantes.

cursos de inglês em ribeirão preto

(Image: Fact Check https://bit.ly/2S5jq8V)

 

Qual o objetivo em estudar inglês?

Se o aluno precisa do inglês para o ENEM ou para algum outro certificado, aulas preparatórias específicas existem. Não existe garantia de que o resultado no ENEM ou outras provas necessariamente seja melhor, mas para cada exame existe um padrão que pode ser compreendido e praticado. Vale ressaltar que nem sempre um preparatório para um exame vai trazer fluência, nem sequer boa comunicação no idioma. Não é à toa que pelo Brasil afora cursos de Letras – Inglês formam profissionais que não conseguem se comunicar em inglês.

cursos preparatórios para exames de inglês

(Image: ENEM – https://bit.ly/38HWthV)

 

Leitura e compreensão de texto são o foco do ENEM. Alguns outros exames como TOEFL, IELTS, e Cambridge avaliam o inglês de forma mais completa e conseguir resultados nesses requer muito estudo e um grau maior de proficiência. Por isso empregadores aceitam notas desses exames como indicador do seu nível de inglês. De toda forma, seja para um exame ou para viagens e recreação, o objetivo deve nortear sua escolha de um curso de inglês.

 

Seu filho dispõe de tempo e maturidade suficiente para fazer um curso intensivo?

O curso de inglês intensivo é uma escolha popular hoje em dia. Procuramos resultados cada vez mais rápidos, e isso está amostra na oferta e demanda desses cursos intensivos. A exposição maior ao inglês, de forma geral, diminui o tempo de aprendizado e aumenta a compreensão e uso natural do novo idioma. Porém, o curso de inglês intensivo nem sempre é a melhor escolha.

inglês como atividade extracurricular

(Image: Atividades Extracurriculares – https://bit.ly/3bQAx6a)

 

Um curso de inglês normal oferece duas ou três aulas por semana de uma a uma hora e meia de duração. Um curso intensivo varia entre duas até QUATRO HORAS E MEIA de duração, cinco dias por semana. Isso tem consequências. Se o seu filho está disposto a se comprometer com uma mudança de vida que gira em torno dos seus estudos de inglês, um curso intensivo pode dar certo. Mas de forma geral, jovens têm muitas obrigações acadêmicas e extracurriculares e não conseguem acompanhar esses cursos.

Além disso, nem sempre a idade e nível dos outros participantes é ideal. Um aluno de 2º colegial com um inglês básico fazendo um curso intensivo com um rapaz que está fazendo MBA não vai gerar a comunicação efetiva necessária para o aproveitamento desse curso. Cursos de inglês intensivos raramente são uma boa opção para jovens no ensino fundamental II e ensino médio.

cursos de inglês intensivos

(Image: Criança entre adultos – https://bit.ly/328qIfz)

 

Localização e preço são os fatores mais importantes?

Com certeza, o preço de um curso de inglês será um fator na sua escolha. Nosso salário tem limite. Por outro lado, a frase “as vezes o barato sai caro” não é famosa por nada. O custo de vida da cidade onde moramos é refletida no preço do curso de inglês. Em São Paulo capital, os preços variam bastante para cursos de inglês. De forma geral, o interior tende a ser mais econômico, mas isso depende da escola e do curso, se é um curso de inglês básico ou avançado, se é um curso de inglês completo ou apenas uma etapa ou módulo. Como dissemos anteriormente, um curso intensivo pode custar o dobro ou mais de um curso normal.

quanto custa um curso de inglês

(Image: Quanto Custa – https://bit.ly/2vMFgWd)

 

O melhor conselho que posso dar é que faça um orçamento familiar e reserve a mensalidade do curso dentro dos 10-25% destinado a atividades extraescolares, lazer e investimentos. Com prestações e contas em dia e escola regular resolvida, você terá uma ideia melhor de quanto pode investir em uma mensalidade de inglês.

 

Cursos à distância não são recomendados para crianças e adolescentes

Existe um crescimento expressivo no setor de ensino à distância com aulas online. Isso oferece maior flexibilidade para os alunos, mas para jovens de idade escolar ainda é difícil organizar seu tempo e obrigações. Se até adultos têm dificuldade, é fácil perceber como essa estrutura de aulas pode dificultar mais que ajudar na vida do aluno de ensino médio. Crianças e jovens raramente têm a responsabilidade e autonomia para aproveitar cursos à distância. Por isso, mesmo oferecendo horários flexíveis, cursos de inglês à distância só são recomendados em situações em que não há outra opção. Algumas escolas presenciais ainda contam com grande flexibilidade de horário também, tornando desnecessário optar por aulas online para jovens.

Ensino à distância não é bom para jovens

(Image: Ensino a Distância – https://bit.ly/2T1r2sr)

 

O melhor método para o aprendizado de um novo idioma

Embora exista uma certa confusão entre termos como abordagem, método e técnica de ensino, uma coisa que todos os professores e pesquisadores sérios concordam é que não existe uma abordagem ou método perfeito ou melhor. Existe a abordagem e método que funcionam para o indivíduo, dentro das suas preferências e habilidades pessoais. Isso vale tanto para o professor, que sente a melhora de seus alunos ou o melhor exercício de sua profissão a partir de uma abordagem ou outra, quanto para os alunos, que percebem no dia-a-dia que a maneira que estão aprendendo é interessante e funciona.

metodologia de inglês

(Image: Confuso – https://bit.ly/38hO5Vy)

 

Assim, o melhor método para aprender inglês acaba sendo um processo de autoconhecimento e afinidade com o professor. Dois professores usando o mesmo método podem ter impactos diferentes. Nesse caso, a diferença era o professor. Alguns alunos da mesma sala de aula podem ter diferentes níveis de aproveitamento. Nesse caso, o professor era o mesmo. O fator determinante era outro, como dedicação do aluno ou o quanto aquele método combina com o aluno ou o profissional soube aplica-lo.

Existem diversas abordagens e métodos aplicados no mercado hoje em dia. Na verdade, muitos professores e escolas formulam seus cursos de inglês como híbridos, pegando algumas atividades e procedimentos de abordagens diferentes. Fazem isso porque não acreditam que apenas uma abordagem abranja todas as necessidades do aluno para o aprendizado mais eficiente dentro de apenas uma vertente. E quase sempre isso é verdade.

melhor método para aprender inglês

(Image: Metodologia – https://bit.ly/2wrNymq)

 

Caso queira se aprofundar na análise de abordagens e métodos usados por escolas como a Berlitz, Brasas, CNA, Cultura Inglesa, CCAA e outras franquias, pesquise sobre Direct Method, Audio-Lingual Method, Total Physical Reponse, Silent Way, Communicative Approach e Lexical Approach entre outros. Com esta informação você terá conhecimento maior para fazer perguntas mais diretas sobre o curso.

 

O que você deve procurar em uma escola de inglês

Espaço para Atividades Lúdicas

Independente de método e abordagem, alguns cursos de inglês de muito sucesso têm algumas coisas em comum. Quando uma escola dispõe de uma estrutura que tenha espaço e treinamento que inclui brincadeiras e atividades lúdicas, encenações e outras atividades educativas, os alunos sentem prazer em frequentar a aula e retêm mais informação. Então procure essa característica em uma escola. Não que brincar o tempo todo seja a resposta, mas sabemos através de estudos na área educacional e pedagógica que atividades lúdicas trazem maior engajamento e desenvolvimento intelectual e emocional, especialmente em jovens, aumentando sua retenção e produção no novo idioma. Espaços ao ar livre são melhores ainda.

brincadeiras lúdicas no curso de inglês

(Image: Brincadeiras em sala – https://bit.ly/2uRfIaj)

 

Uso de Tecnologia e o Ambiente Virtual em Sala

Outra característica importante que você deve procurar em um curso de inglês é o que chamamos de Blended Learning. Blended Learning mescla atividades virtuais com presenciais. Como dissemos antes, o modelo de ensino à distância não é o melhor para crianças e adolescentes, mas incluir atividades e aspectos virtuais nas aulas se torna cada vez mais necessário nos dias de hoje. A tecnologia anda a passos largos e alunos com domínio de ferramentas e habilidades tecnológicas começam à frente dos demais. Além disso, jovens se interessam muito mais pelas aulas nesse modelo. Blended Learning também oferece oportunidades para alunos exercerem autonomia quanto ao meio, método e escolha de material de pesquisa e projetos em sala de aula.

tecnologia e internet no curso de inglês

(Image: Blended Learning – https://bit.ly/2PG6SDm)

 

Uso de Materiais Autênticos

Outro aspecto fundamental de um bom curso de inglês é o uso de materiais autênticos. Materiais autênticos são aqueles que são trazidos diretamente da cultura ou dia a dia do país de origem para dentro da sala de aula. Esse material, quando abordado e usado corretamente, se torna um material importantíssimo para o aprendizado. Um cardápio em inglês pode ser transformado em uma experiência marcante para alunos praticarem todo o vocabulário relacionado a pedidos em restaurantes, com teatro e outras atividades. Ingressos de um show podem gerar conversas sobre tudo relacionado a música, desde uma aula sobre as abreviações dos dias da semana que aparecem nos ingressos até a premiação dos artistas. Materiais autênticos enriquecem a aula e cativam os alunos, elevando o aprendizado.

materiais autênticos para aprender inglês

(Image: cardápio TGIF – https://bit.ly/2TDp81t)

 

Atualidades (Current Events)

A última característica importante que você deve procurar em um curso de inglês é o uso de atualidades. Como os aspectos citados anteriormente, esses temas não são possíveis através de um material estático como um livro didático que é publicado um ano e revisado a cada 4 ou 5 anos. Da mesma forma que os alunos são cobrados nas suas matérias escolares e provas como o ENEM, atualidades devem ser abordadas e usadas com frequência dentro da sala de aula de inglês junto do material didático normal. Trazer a realidade na qual o aluno está inserido para dentro da sala de aula é uma das bases do bom ensino de inglês ou qualquer outra matéria.

atualidades para aprender inglês

(Image: Atualidades – https://bit.ly/2VFBHvF)

 

Conheça as escolas e faça perguntas

Ironicamente, ao final do nosso bate-papo, meu conselho é que volte ao começo. Trace seu objetivo, defina uma rotina de estudos, e munido desta informação, volte a conhecer escolas e a falar com coordenadoras. Faça perguntas sobre material, abordagem e treinamento dos profissionais. Coloque seu filho para fazer uma aula experimental em algumas escolas, mas mais importante ainda, pergunte o que aconteceu na aula, qual material foi abordado e como. Seu filho gostou? Se sentiu à vontade?

Assim você vai conhecer o curso e a escola o suficiente para criar expectativas realistas e também vai conseguir avaliar o aproveitamento do curso e desenvolvimento do seu filho. Se o aluno é comprometido e o curso de inglês e os profissionais preenchem os requisitos acima, o sucesso do seu filho é efeito colateral. Aqui na Jack and Jill, oferecemos cursos nos moldes que acabo de descrever para você. Venha nos conhecer e garanta o futuro do seu filho!

×