fbpx

To teach is to touch a life forever!

Blog

Keep Calm and Carry On Learning English 🧘🏼‍♀️📖

keep calm and carry on

Keep Calm and Carry On” é uma expressão famosa que remete a comerciais, músicas e outras expressões. 🎬🎼

Essa frase cada vez mais usada está presente em diversos lugares, desde slogans até camisetas, músicas e memes. Se não estiver escrito exatamente assim, Keep Calm and Carry On, pode ter um significado um pouco diferente mas ainda relacionado. Cada palavra desta frase está presente em partes, em várias outras situações. Veja a seguir o que significa e como usar as palavras que compõem essa e outras expressões semelhantes.

 

A tradução de Keep Calm and Carry On

Raramente recomendo traduzir diretamente qualquer coisa entre dois idiomas, muito menos expressões. Nesse caso, é possível uma tradução bastante precisa, porém não exata. A tradução de Keep Calm and Carry On é “mantenha a calma e continue (indo ou fazendo da maneira que estava) ”.

É impossível ser mais preciso que isso ou retirar os parênteses explicativos. Para realmente traduzir a expressão precisamos deles. Isso porque existe esse sentido implícito na expressão. Saber a tradução de uma expressão e saber seu sentido são coisas diferentes.

 

(Image: Bebê Pergunta – https://bit.ly/2USO1XI)

 

O que significa Keep e como posso usar

Como vimos, a palavra “keep” pode significar ‘manter’. Nesse sentido, poderíamos trocar a palavra “keep” por “stay” sem mudança de significado. Mas “keep” também significa ‘armazenar’ ou ‘guardar’.

– Where do you keep your games? (Onde você guarda seus jogos?)

where do you keep your games

(Image: Game Storage: https://bit.ly/3bzrCFo)

 

Também tem o significado de ‘continuar’, como vemos no slogan do whisky escocês, Johnnie Walker.

Keep Walking (continue andando)

Johnnie Walker Keep Walking

(Image: Johnnie Walker, Keep Walking – https://bit.ly/2vVJzyG)

 

Então, talvez ironicamente, poderíamos escrever “keep calm and carry on” de algumas outras maneiras, inclusive usando a palavra “keep” de novo.

Keep Calm and Keep (Going)

 

Ambiguidade Inaceitável ou Necessária

Como pode perceber acima, quando se usa a palavra “keep” na segunda parte da expressão, fica repetitivo. Mas além disso, necessita de uma segunda palavra depois para indicar o que devemos continuar fazendo. Nesse caso, usei “going” como exemplo, mas poderia colocar outra coisa, sempre no –ing se for verbo. Se usasse a palavra “continue” ao invés de “keep”, teria o mesmo efeito de ambiguidade, mas é uma ambiguidade que não exprime uma ideia completa. O “going” ou outra palavra é obrigatória para fazer sentido.

keep pode significar continue

(Image: Gandalf Confuso – https://bit.ly/2USO1XI)

 

Já o phrasal verb “carry on” da frase original não necessita de algo depois que especifique o que você deve continuar fazendo. Ele exprime uma ideia ambígua, porém completa. É implícito que esteja falando para continuar o que estiver fazendo, indo onde está indo, falando o que está falando, e por aí vai. Assim ele cumpre muito melhor o papel motivacional.

 

Qual o significado de Carry On e como usar

Na frase em pauta, “carry on” está sendo usado como verbo. Mais especificamente, um ‘phrasal verb’. Mas existe um significado não relacionado que vale mencionar. “Carry on” como substantivo significa bagagem de mão quando você viaja de avião, porque você carrega (carry) essa bagagem para dentro (on) do avião com você. Mas o sentido como substantivo e também como verbo nesse caso é literal.

carry on luggage bagagem de mão

(Image: Carry On Luggage – https://bit.ly/3dCBS1n)

 

Portanto vamos focar no sentido do phrasal verb. Primeiro, um phrasal verb é a junção de um verbo com mais uma palavra, normalmente uma preposição ou advérbio. Phrasal verbs raramente significam algo sequer parecido com o que as palavras significam separadas. Então vamos tratar somente do phrasal verb.

Carry on” significa seguir em frente, literal e metaforicamente. Uma música icônica do rock clássico da banda Kansas tem o phrasal verb no título.

Kansas Carry On My Wayward Son

(Image: Kansas – Carry On My Wayward Son – https://bit.ly/3ayBZJu)

 

Carry On My Wayward Son significa “siga em frente meu filho desobediente/sem direção”. Podemos inferir o significado que a banda estava tentando passar. Usamos a frase em algumas situações diferentes.

 

Quando não temos ou não podemos impor uma alternativa ou plano de ação melhor, então aceitamos o que alguém está fazendo:

That is the strangest solution I have ever seen anyone try, but I can’t think of anything else to do. Carry on, I guess.

carry on

(Image: Confused – https://bit.ly/2USO1XI)

 

Quando estamos em posição de autoridade, dando ordens para alguém seguir fazendo sua responsabilidade:

Private: The munitions are in place and we’ll be ready to launch after the crew finishes bringing the supplies on board!

Captain: Excellent! Carry on, private.

Carry on with your duties

(Image: Captain – https://bit.ly/3axvNBm)

 

Quando sentimos que não podemos aguentar alguma dificuldade:

I can’t carry on knowing he’s been unfaithful. I’m getting a divorce.

Can't carry on

(Image: Divorce – https://bit.ly/3dBNS3r)

 

Agora que você entende a frase Keep Calm and Carry On inteira e também por partes, você consegue reformular e usar de forma creativa. Você pode dizer “Keep Calm” e depois colocar quase qualquer outra coisa. A dica é que a segunda parte da frase seja ou motivadora, para que a pessoa faça algo que deveria estar fazendo, ou que causa um pouco de alvoroço por falar de algo controverso. As vezes, sabendo que é usado dessa maneira, você também vê usado com ironia, mas é com menos frequência. Veja alguns exemplos de como criar frases novas:

Keep Calm and Eat Your Veggies

keep calm and eat your veggies

(Image: Crianças vs Vegetais – https://bit.ly/33Xeasv)

 

Keep Calm and Question the Answers

keep calm and question the answers

(Image: Questione as Respostas – https://bit.ly/2vZvYGF)

 

Keep Calm and Carry On Learning English

keep calm and carry on learning English

(Image: Learn English – https://bit.ly/2V08eef)

 

Bons estudos e até a próxima!

×