fbpx

To teach is to touch a life forever!

Blog

Textos em Inglês para Iniciantes

Textos em Inglês para Iniciantes

Use Textos em Inglês para Iniciantes para Melhorar seu Inglês

Um grande aliado no seu aprendizado de inglês são textos em inglês para iniciantes. Esses textos podem trazer uma série de benefícios. Primeiro, quanto mais você lê, mais rápido consegue reconhecer palavras e seus significados dentro do contexto. Assim você libera sua capacidade para a tarefa muito mais importante de compreender o texto como um todo, e não palavras individualmente. Isso desencadeia alguns efeitos fantásticos. Mas esses textos em inglês para iniciantes precisam ser escolhidos cuidadosamente. Dizemos que, em média, você deveria entender 80% ou mais das palavras que está lendo.

aprenda inglês com textos

Textos com Áudio

Se textos em inglês para iniciantes são benéficos, quanto mais não são os mesmos textos acompanhados de áudio. Desde sempre recomendo o uso irrestrito e constante de audiobooks no aprendizado. Simplesmente, escutar as palavras sendo pronunciadas corretamente durante sua leitura ajuda a fixar a soletração muitas vezes confusa da palavra com o seu som correto. Também te dá uma ideia melhor da cadência e entonação apropriadas para a leitura de alguma estória, diálogo ou outro gênero textual.

texto em inglês com áudio

 

 

Como Melhorar sua Interpretação de Texto em Inglês

Tipos de Textos em Inglês para Iniciantes

De modo geral, devemos escutar o áudio do texto enquanto lemos. Muitos textos em inglês para iniciantes já são gravados com a pausa necessária para que você repita as frases. Já outros simplesmente contam a estória enquanto você acompanha, mas sem tempo para repetição. É interessante misturar os dois tipos caso possa. Os tipos de texto em inglês para iniciantes mais adequados costumam ser estórias infantis, rimas fáceis, ou outros gêneros de texto como instruções de como fazer alguma atividade ou uma descrição do dia de alguém. Por isso a escolha do nível correto de texto é tão importante para o sucesso da sua interpretação de texto.

 

Dicas de Contexto

Outra maneira que melhoramos nossa interpretação do texto em inglês para iniciante, além da escolha correta do nível, é usando Context Clues. Context Clues aparecem antes ou depois de palavras desconhecidas e são uma espécie de dica sobre o significado da palavra. Entender e estudar Context Clues é a mesma técnica que usamos para nos preparar para provas como ENEM, TOEFL, IELTS e outras provas que nos demandam compreensão e interpretação de texto. Nos textos em inglês para iniciantes que coloquei aqui para treinar, existem alguns exemplos de Context Clues. Por exemplo, no último parágrafo do terceiro em inglês para iniciante texto, o personagem dá o significado de “developed” logo depois de usar a palavra. Nem todo Context Clue é tão explícito, mas são mais comuns e fáceis de identificar em textos em inglês para iniciantes.

 

Ordem e Método de Estudo com Textos em Inglês para Iniciantes

As vezes parece que existem tantos métodos de estudo com textos em inglês para iniciantes quanto existem professores. O que recomendo, que tem dado certo para alunos empenhados em aprender inglês e também para os meus estudos de outros idiomas é o seguinte:

1. Leia e escute

Ao ler e escutar pela primeira vez, faça anotações das palavras desconhecidas. Circule a palavra ou escreva em uma folha de papel separada SEM PARAR a história. Anote a página ou lugar onde apareceu a palavra. Lembrando, você deveria entender no mínimo 80 de cada 100 palavras. Recomendo que saiba 90. Ao terminar a primeira leitura, procure o significado das palavras. Escreva o significado da palavra em inglês ao lado da palavra. Evite traduzir a palavra se for possível. Volte no texto em inglês para iniciante para ver como a palavra foi usada no contexto e tente criar uma frase semelhante com a palavra. Leia a palavra e a frase original em voz alta.

textos em inglês

 

2. Leia, escute e repita (pausando se for preciso)

Agora você está pronto para repetir a leitura, mas essa vez pausando quando necessário para repetir tudo que está ouvindo e lendo. É de suma importância que você repita não só as palavras em si, mas a maneira que foram expressadas. Se é um momento assustador, leia com medo como ouviu no áudio. Se um personagem está com raiva, repita as falas da mesma forma agressiva que o personagem as falou no texto em inglês para iniciantes.

Leia, escute e repita

 

3. Escute sem ler, tentando repetir.

O próximo passo é importante porque te ajuda a tirar os olhos da folha. Um dos grandes pecados de quem estuda inglês é se tornar exímio leitor, mas sem habilidades comunicativas adequadas. Esse terceiro passo não supre essa necessidade por inteiro, mas força a fala de uma forma que não aconteceria apenas com a leitura. Ouvindo o áudio sem ler o texto, repetindo o que está ouvindo, transpõe a barreira de ler e entender algo, mas não se dar o trabalho de repetir aquilo ou treinar a fluência ou pronúncia. Lembrando, esta é sua terceira passada do texto. Nesse momento você já deveria entender todo o texto em inglês para iniciantes, saber mais ou menos a pronúncia e entonação correta e não precisar ler para captar o que está ouvindo e repetindo.

leia e repita o audio em inglês

 

4. Leia e escute novamente, usando Shadowing para repetição simultânea.

Finalize seu estudo do texto em inglês para iniciantes com a técnica que chamamos de Shadowing. Isso requer um pouco de treino, mas logo vai conseguir com mais facilidade, ainda mais em textos mais básicos e depois de ter usado o texto com áudio 3 vezes anteriormente. Leia e escute enquanto tenta repetir as falas simultaneamente, sem parar a estória.

shadowing para melhorar seu inglês

 

 

Textos em Inglês Para Iniciantes: Fáceis e Pequenos com PDFs e Áudios

O uso de textos no aprendizado de qualquer língua é muito importante, e pensando nisso desenvolvemos um recurso extra para que você possa sair da teoria e ir direto para a prática. Siga esse link para aproveitar alguns exemplos de textos em inglês para iniciantes com áudio e melhore hoje seu inglês!

Don`t copy text!
×