fbpx

To teach is to touch a life forever!

Blog

Future Perfect Tense Explicado e Sem Dúvidas! 🤓⌚

The Future Is Now

Veja como estruturar o Future Perfect Simple Tense e como usar na prática

 

O Future Perfect Simple Tense é chamado assim para se diferenciar do Future Perfect Continuous Tense, mas normalmente chamamos apenas de Future Perfect. O Future Perfect, por sua vez, segue à risca o princípio básico de todo tempo verbal perfeito em inglês. Pensando nesses princípios facilita bastante seu entendimento, não só do Future Perfect como de todos os Perfect Tenses. É muito mais fácil e rápido absorver esse conceito do que decorar regras gramaticais isoladas.

 

Future Perfect Tense Structure

O nome do tempo já diz no começo, Future, então a primeira coisa que indicamos na estrutura é que se trata do futuro usando a palavra “will”. No futuro simples podemos usar “will” ou “going to” para indicar futuro, porém no perfeito usamos apenas “will” seguido do auxiliar “have”. Este é o mesmo verbo auxiliar que aparece em todos os tempos perfeitos. Em frases negativas, adiciona-se o “not” após o “will”. A forma contraída também está abaixo:

WILL + HAVE + (VERB)

By the time the cops get here, they will have destroyed my store.

WILL NOT (WON’T) + HAVE + (VERB)

The search party won’t have finished searching the park by sundown, so we should send more people.

 

negative future perfect

 

Perfect Tenses Use Past Participle

Sempre que ouvir PERFECT, precisa aparecer o Past Participle do verbo na sua cabeça. Ele é encontrado na terceira coluna de praticamente toda lista de verbos que você vai encontrar. Se você ainda não se familiarizou com o particípio passado dos verbos, faça-se esse favor. Treine frases, mesmo que repetitivas, só para produzir essas palavras em voz alta. Isso já é um ótimo começo.

  • She will have arrived by 3pm tomorrow.
  • If you’re not here by 7pm, they will have left.

 

tabela verbos inglês

 

When do we use Future Perfect?

Future Perfect nos mostra que algo terá ou não terá sido concluído até certa data ou hora. Portanto, quando usamos Future Perfect precisamos de um prazo, um “deadline”. Ao falar sobre determinado evento ou processo, falamos do tempo que antecede aquele momento específico no futuro até chegar nele.

Examples:

  • If you get to the movie theater by 8:15, you’ll only have missed the trailers.

 

Ou seja, se você chegar no cinema até tal hora (8:15) você terá perdido (“vai ter perdido” = will have missed) apenas os trailers do filme. Então nesse momento final, algo que estava em andamento ou que era possível ou iminente se encerrará.

will have missed the trailers

 

 

  • When your dad arrives tomorrow, he will have been gone for exactly 500 days.

 

will have been gone

 

Perfect Principles

Existe um princípio fundamental que une todos os tempos verbais perfeitos. Esse princípio é o tempo limite. Para o passado perfeito, é qualquer tempo que termina em algum momento específico no passado (linha 1). Para o presente perfeito, é qualquer tempo que começa depois daquela data limite do passado perfeito até o presente (linha 2). Se aquela data no passado não existe, tudo até hoje é presente perfeito (linha 3). Assim, o futuro perfeito é qualquer tempo depois de agora até a data limite no futuro (linha 4). Veja o gráfico abaixo:

Simple vs Perfect Tenses

 

Se você quiser saber mais sobre o Present Perfect e como usá-lo, você pode assistir este e este vídeo.

Keywords and Phrases for Future Perfect

Falando em Future Perfect com “by”

Preste bastante atenção nos exemplos anteriores. Perceba que na maioria usamos a palavra “by” (até) para mostrar nosso “deadline”. Afinal, para falar do período de tempo até um momento futuro, temos que identificar o momento futuro. Essa frase com “by” normalmente é usada explicitamente, e pode aparecer no começo da frase seguido de vírgula ou no final da frase.

Examples:

  • By Thursday, she will have trained all four new employees.

ou

  • She will have trained all four new employees by Thursday.

 

future perfect tense

 

 

É interessante perceber que mesmo quando a frase com “by” não aparece, ela está implícita indicando esse limite de tempo. Veja o exemplo a seguir:

  • If you arrive too late, they will already have left (by the time you get here).

 

future perfect tense

 

Na frase acima, esse “até a hora que você chegar” está implícito porque já estamos falando de chegar atrasado, e no caso eles já terão ido embora. Não preciso falar este final mas ele existe, ao menos a ideia dele sim.

 

Falando em Future Perfect com “in”

Outra maneira que identificamos o tempo limite para usar o Future Perfect é com um “prepositional phrase”. Quando usamos uma expressão de tempo com “in” (em), identificamos um momento futuro específico, mesmo que não seja uma data ou horário exato.

Examples:

  • I think that in ten years I will have accomplished all of my goals.

 

Então sem identificar uma data ou horário exatos, é implícito que a data é mais ou menos hoje, mas dez anos no futuro.

  • Don’t worry! Cinderella will not have finished the housework in time for the ball.

 

Cinderella will not have finished in time to go to the ball

 

Como sabemos, a madrasta malvada da Cinderella deu muitas tarefas para ela fazer para que não conseguisse ficar pronta até a hora do baile. Podemos expressar isso como no exemplo acima, que a Cinderella não terá terminado a tempo de ir no baile.

 

Falando em Future Perfect com “when”

Também estabelecemos uma data futura através da palavra “when”. Como a oração com “by”, a frase que contém o “when” pode ser ou não implícita.

Examples:

  • When Marge gets here on Sunday, she will have already delivered the other packages.
  • They will have heard of King Richard, I’m sure!

 

King Richard

 

No segundo exemplo, estou dizendo que tenho certeza que “eles terão ouvido falar” do rei. A parte implícita é “quando chegarem aqui”. Afinal, o rei é conhecido por suas terras afora e tem grandes conquistas. Mas as pessoas das quais estou falando, ainda estão por chegar. Logo, a chegada deles está no futuro. Mas naquele momento no futuro, quando chegarem, tenho certeza de que em algum momento antes da chegada, o nome do rei já será conhecido por eles.

 

 

Falando em Future Perfect com “before”

Usamos a palavra “before” para estabelecer a ordem dos fatores. Como podemos saber a ordem através dessa palavra, podemos até mudar o tempo verbal para não precisar do Future Perfect. Mas isso depende muito da situação e “before” ainda é comum com Future Perfect e todos os outros tempos verbais.

Examples:

  • She will have finished baking most of the cupcakes before I arrive.
  • The United States will have elected a new president before I get home from my business trip.

 

Presidential Seal

 

Future Perfect Simple vs Future Perfect Continuous

Existem semelhanças entre todo tempo verbal simples e contínuo, mas eles merecem seu próprio espaço e especialmente treino. O Future Perfect Continuous, também chamado de Future Perfect Progressive, será assunto para um artigo futuro. De forma geral, posso te adiantar que o Future Perfect Continuous, como outros tempos contínuos, serve para falar de ações constantes ou repetitivas que acontecem ao longo de um período. Assim, essa característica permanece, mas é movido para um tempo futuro. Existem algumas outras características próprias do Future Perfect Continuous, mas discutiremos esses em outro artigo no futuro. Até lá, bons estudos!

×