To teach is to touch a life forever!

Simple Past: O Tempo Verbal da História ⌛

Nossas vidas são feitas de experiências e usamos o Simple Past para falar delas. O Simple Past (passado simples) é um dos tempos verbais mais comuns em inglês. Isso porque resolve uma das nossas maiores necessidades, contar histórias, sejam elas verdadeiras ou fictícias. Neste texto vamos ver um pouco mais sobre esse tempo verbal tão importante. Vamos entender quais as regras do Simple Past, quais são os verbos comuns usados em Simple Past, como saber se a frase está no Simple Past e especialmente aprender a falar sobre o passado em inglês. O Simple Past ainda oferece uma oportunidade constante de praticar as formas diferentes de verbos, tanto verbos regulares quanto irregulares. Para te ajudar, temos uma lista de exercícios de Simple Past com respostas no final do artigo.

 

simple past para contar histórias

 

Exemplos de quais são os verbos e quais as características dos verbos no passado simples

Os verbos no passado simples são reconhecidos por sua conjugação já que no presente simples não há diferença entre verbos regulares e irregulares. Todos agem da mesma maneira, recebendo -S ou -ES ao final dos verbos na 3ª pessoa do singular. Já no passado simples existem algumas diferenças na pronúncia dos verbos regulares e também de conjugação dos verbos irregulares. Entretanto, não há um padrão para os verbos irregulares como há para os regulares.

Regular verbs in Simple Past

Os verbos regulares no Simple Past terminam necessariamente em -D ou -ED, e o particípio passado também. Isso corresponde a famosa 2ª e 3ª coluna de praticamente qualquer lista de verbos ao redor do mundo. Mas apesar de todos terminarem com -D ou -ED, não são todos pronunciados da mesma maneira. Confira este artigo para entender melhor a diferença de pronúncia entre verbos regulares conjugados no Simple Past e tudo mais que queira saber sobre verbos regulares. Assista também à explicação sobre a diferença de pronúncia dos verbos regulares no passado simples com o professor Chris, nativo dos Estados Unidos.

+ LEIA MAIS: Lista de verbos regulares em Inglês

Exemplos de verbos regulares no Simple Past

Confira abaixo como usamos verbos regulares no Simple Past para contar histórias e acontecimentos:

Carrie walked into the living room quietly. She listened as her parents watched the news. The reporter’s voice echoed throughout the house.

“Police say two gunmen entered the grocery store through the side entrance, grabbed an employee and raced toward the cash registers. Police arrived on the scene moments later to the sound of gunfire.”

Carrie imagined the frightened workers. Then she turned to her parents and asked if they were hurt.

“No, honey. We are okay,” said her mother as she put away the masks and the money from the robbery.

 

tempo verbal simple past para contar histórias imagem com várias notas de dólares com a frase Give me all your money no centro

 

Irregular verbs in Simple Past

Infelizmente, não podemos nos aproveitar do mesmo padrão que aprendemos nos verbos regulares para os verbos irregulares. Os verbos irregulares apresentam ora sem mudança (cut/cut/cut), ora com mudança apenas do presente para o passado e repetindo no particípio passado (lead/led/led), ora com mudança nas 3 colunas (go/went/gone). Sendo assim, é fundamental que você aprenda e pratique a conjugação de verbos irregulares no Simple Past através de áudios, diálogos, leitura e exercícios.

Exemplos de verbos irregulares no Simple Past

Confira abaixo como usamos verbos irregulares no Simple Past para contar histórias e acontecimentos:

Shelly knew how her little brother Mark did the magic trick, but she didn’t want to hurt his feelings. So, she sat patiently waiting for him to finish. His eyes lit up as he did the trick, sure that no one knew his secret.

Mark kept one hand over the cup as he hid the foam ball under it. Then he burst into laughter and gave Shelly a thumbs up. As he moved the cups, the foam ball fell into his lap then onto the floor at Shelly’s feet.

“Ok, Shelly, where is the ball,” Mark asked.

“Oh no, I don’t know if I can guess,” said Shelly as she picked up the foam ball. “I think it’s under the middle cup,” she said.

“Wrong,” Mark said. “It disappeared,” Mark shouted enthusiastically while lifting the other cups.

“That’s great! Where is it then,” asked Shelly as she let the ball fall back into his lap. Mark found the ball in his lap and brought it up slowly to show Shelly. Mark was visibly excited.

“Here!” revealed Mark.

“Wow!” exclaimed Shelly as she rose from her stool to help him back into his wheelchair.

“See Mark, being blind won’t stop you from being a magician.”

 

exercícios com simple past imagem de recipientes para esconder objetos embaixo

 

Como pode perceber pelo trecho acima, verbos regulares e irregulares aparecem constantemente em toda espécie de texto. Sempre indico o estudo consciente e constante de verbos irregulares para que o uso não cause ansiedade e ao longo do tempo se torne imperceptível. Logo você não vai precisar perguntar se um verbo é regular ou não porque passa a ser natural.

+ LEIA MAIS: Either e Neither – significado e como usar

Como saber se a frase está no Simple Past

Para saber se uma frase está no Simple Past precisamos entender o contexto do que foi dito. Afinal, os verbos regulares aparecem iguais no passado simples e particípio passado e os irregulares não seguem um padrão. Portanto, devemos analisar o que acontece na frase.

As vezes falamos sobre mais de um acontecimento no passado ao mesmo tempo. Nesse caso é comum usar outro tempo verbal, o passado perfeito, na mesma frase para indicar que uma coisa no passado aconteceu antes de outra coisa no passado. Usamos o Past Perfect e o Simple Past respectivamente para isso. O passado perfeito sempre aconteceu antes do passado simples. Veja o exemplo:

  • He hadn’t graduated when I met him a few years ago.
  • He hadn’t met her until Bryce introduced them.

 

O passado perfeito sempre usa o auxiliar conjugado “had” antes do verbo no particípio passado onde o passado simples aparece apenas conjugado no passado. Acima, o verbo “to meet” aparece como “met” no passado simples e no particípio passado, mas sabemos que na primeira frase é passado simples e na segunda é passado perfeito pela ordem dos acontecimentos na frase e o uso do auxiliar “had”.

Ele não tinha se formado quando o conheci alguns anos atrás.

Ele não tinha conhecido ela até que Bryce os apresentou.

 

Na primeira frase, “conheci” é Simple Past. Na segunda frase, “tinha conhecido” é Past Perfect e o verbo apresentar está no Simple Past (apresentou).

Então, como saber se o verbo está no Simple Past é mais uma questão de conseguir identificar o verbo na oração e entender o contexto temporal de quando acontece a coisa mencionada na frase.

 

verbos no passado simples imagem de um casal brindando em um encontro

 

Quais as regras para verbos em Simple Past

Além das características mencionadas acima, existem algumas poucas regras que devemos seguir ao usar  e entender quais são os verbos no Simple Past.

Com o auxiliar DID

Primeiro, só conjugamos verbos na afirmativa. Essa é a regra mais comum e praticada com verbos. É fundamental para se falar e entender bem o inglês. Se estamos fazendo uma pergunta ou usando uma frase negativa, sempre conjugamos o verbo auxiliar e deixamos o verbo no infinitivo sem ‘to”.

  • Did you like the movie?
  • Yes, I liked it.
  • No, I didn’t like it.

O auxiliar do presente simples e passado simples é o verbo ‘do’. Para usá-lo no passado devemos conjugar para ‘did’. Deu para entender quais as regras? Como podemos identificar nas frases acima, o verb foi conjugado no Simple Past apenas na resposta afirmativa.

  • Did Sheldon find his wallet yesterday?
  • Yes, he found it in the living room.
  • No, he didn’t find it.

 

verbo auxiliar no passado simples imagem de uma carteira caída no chão

 

Com Modal Verbs

Segundo, para não complicar, digamos que os Modal Verbs ‘can’ e ‘will’ possuem uma “conjugação no passado”. Quando usamos assim, não podemos conjugar os verbos principais pois já conjugamos os Modal Verbs.

  • He couldn’t see me behind the bright lights.
  • He wouldn’t leave, so I pushed him out the door.

 

Mas lembrem, Modal Verbs também são usados no presente perfeito. Nesse caso os verbos seriam conjugados no presente perfeito independente do Modal Verb.

  • I should have told him the truth.
  • I could have helped him.

O significado da frase muda quando usamos os Modal Verbs no Simple Past ou no Present Perfect. Por hora, vamos focar só no uso dos verbos no passado simples.

 

modal verbs no passado imagem de uma grande lanterna apontando para o céu

 

Lista de verbos e pronúncia de verbos regulares no Simple Past

Uma lista de verbos regulares não é tão necessária quanto uma de verbos irregulares porque os regulares seguem um padrão, logo, você consegue conjugar qualquer verbo regular com facilidade. Mas se quiser acessar uma lista de verbos regulares, aqui está uma boa.

Contanto, existe uma coisa que é fundamental para usar verbos regulares na sua comunicação, a pronúncia correta do -ED no final dos verbos regulares conjugados no Simple Past. Não deixe de conferir o artigo sobre verbos regulares onde a pronúncia é detalhada com exemplos.

Mas para te dar uma ideia, existem 3 pronúncias diferentes para o final -ED dos verbos regulares e nenhuma delas é -ED. O som do -ED é pronunciado como T, D, ou ID dependendo do som no final de cada verbo. Confira o artigo!

 

pronúncia de -ed no simple past imagem com uma pessoa confusa e a frase what do you mean -ed is pronounced 3 different ways?!

+ LEIA MAIS: Adjetivos em inglês – Como transformam sua fala 🗣🧏🏻‍♂️

Você também pode seguir este link para acessar uma tabela com quase 150 verbos irregulares em inglês para aprender e treinar a conjugação correta desses verbos irregulares.

 

Exercícios com verbos no Simple Past

Para finalizar, vamos fazer alguns exercícios para testar seu conhecimento. Pode usar a lista de verbos fornecida neste artigo para completar os exercícios.

 

  1. Dave never ___________ why Sharon didn’t ___________ jazz.

A. aunderstand, like

B. understood, like

C. understand, liked

D. understood, liked

 

  1. They __________ the train because they couldn’t ___________ the departure announcement.

A. missed, hear

B. missed, heard

C. miss, hear

D. missed, heard

 

  1. I ____________ to talk to her, but she just ___________ me to shut up.

A. try, tell

B. try, told

C. tried, told

D. tried, tell

 

  1. ________________ your dad if you could use his car?

A. You asked

B. Asked you

C. Did you asked

D. Did you ask

 

 

Respostas: 1B/2A/3C/4D

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Don`t copy text!
×