fbpx

To teach is to touch a life forever!

Blog

Músicas Para Aprender Inglês Se Divertindo 🎵🎧

músicas para aprender inglês

Quais Músicas Escolher e Como Usar Músicas Para Aprender Inglês

sabemos o quanto a música acelera e mantém nosso desenvolvimento. Conseguimos uma melhora semelhante em outras áreas ao usar músicas para o desenvolvimento de um novo idioma. Usando músicas para aprender inglês, melhoramos nossa retenção de novo vocabulário e frases informais que usamos no dia a dia. Ao cantar, também procuramos imitar mais a pronúncia e sotaque de quem canta, melhorando nossa produção linguística. Além disso, usar músicas para aprender inglês ainda traz o benefício do aumento da sensibilidade linguística em crianças que são expostas a um novo idioma. E claro, não podemos esquecer o vínculo emocional que pode ser criado pelo simples prazer de ter música como objeto de estudo. Com tantos benefícios, usar músicas para aprender inglês se torna quase fundamental e deve ser incorporado no nosso estudo diário.

músicas para aprender inglês

 

Use Músicas Fáceis no Começo

Existe muito debate sobre quais músicas escolher e como usar as músicas para aprender inglês. Sugiro que tente algumas maneiras diferentes para encontrar o que funciona melhor para você. Eu costumo indicar músicas infantis de início justamente porque são mais fáceis com vocabulário mais básico. Também recomendo algumas músicas normais, selecionadas para integrar nos estudos, mas também mais fáceis no começo. Digo “selecionadas” porque simplesmente ouvir músicas enquanto lê a letra, apesar de ser melhor que nada, passa longe de usar músicas para aprender inglês, pois não é estudo propriamente dito. As músicas devem seguir um padrão crescente de dificuldade.

 

Devo Usar Música Infantil para Aprender Inglês?

O uso de música infantil para o aprendizado de inglês gera discussão entre professores. Alguns acreditam que por não ser interessante ou do nível intelectual do adulto, não interessa o suficiente nem agrega tanto para valer a pena o tempo que o aluno gasta com essas músicas para aprender inglês. Eu não concordo. Música infantil costuma ter um vocabulário mais fácil, mais repetição e rimas perfeitas. Isso significa que a música infantil pode se tornar um recurso fácil de encontrar, nivelado para iniciantes e prático, ou seja, um dos melhores recursos para iniciantes. E essas músicas ainda servem para adultos usarem com os filhos pequenos como treino e exposição de crianças aos sons do inglês, o que é comprovadamente benéfico ao desenvolvimento da linguagem de crianças. Além disso, você vai aprender algo cultural, que as crianças aprendem nos países anglofonos. Então usar músicas para aprender inglês é bom para adultos e seus filhos.

músicas infantis em inglês

 

Quais as Melhores Músicas Infantis para Aprender Inglês 👦🏽

Muitas músicas infantis foram traduzidas e se espalharam pelo mundo. É interessante começar com essas músicas por existir essa ligação, ou seja, esse conhecimento prévio que pode ser aplicado ao estudo.The Itsy Bitsy Spider (A Dona Aranha) é um ótimo exemplo disso. A melodia, o tom e a história da música andam juntas em ambas as versões, tornando está e outras desse tipo nas melhores músicas para aprender inglês. Assim, muito vocabulário pode ser reconhecido ou aprendido e retido muito mais fácil e rápido. Além disso serve como treino de pronúncia de “minimal pairs” que acontecem muito em rimas infantis. Minimal pairs são pares de palavras usados por professores para treinar leves diferenças de sons de vogais e consoantes e suas pronúncias como (bad/bat), (fun/pun), (sit/seat) e muitos outros. Esses são usados em muitos textos e músicas para aprender inglês.

Outra música que faz essa conexão entre os idiomas é Twinkle Twinkle Little Star”. É repleta de vocabulário básico e proporciona uma ótima oportunidade de aprender, treinar e se divertir usando músicas para aprender inglês.

aprender inglês com músicas infantis

 

Músicas com Legenda para Aprender Inglês

Seja com música infantil ou os demais gêneros, recomendo escutar músicas com a letra na mão ou assistir vídeos com legenda quando usar músicas para aprender inglês. Assim, com músicas infantis que não tem contrapartida em português, como I’m a Little Teapot, você ainda consegue entender e aprender a música. Nossa sorte é que muitos vídeos de músicas infantis já vêm com legenda. Quando usar músicas normais, recomendo procurar a letra das músicas em sites como songlyrics.comazlyrics.com ou lyrics.com. Já com vídeos, é comum existir o vídeo oficial de uma música e também algum vídeo com legenda se o clipe oficial não tiver.

 

Estude as Músicas, Não Só Escute

Para aproveitar ao máximo as músicas para aprender inglês, você precisa dividir seu tempo entre apenas ouvir as músicas e realmente estudá-las. Existe uma diferença entre o seu lazer e seu estudo, e assim como séries e filmes, você não consegue aproveitar o conteúdo nem alcançar objetivos de aprendizado apenas assistindo ou escutando passivamente. É necessário que você use as músicas como ferramenta de estudo. Uma música pode ser usada para aumentar vocabulário, aprender expressões novas, entender a cultura e história do país de origem, e também melhorar sua pronúncia se tiver coragem de cantar. Eu recomendo, mesmo que sozinho no chuveiro! É importante demais. Como vai usar músicas para aprender inglês e deixar de usar a prática como parte do estudo? CANTE!!!

aprender inglês com música

 

Monte Uma Playlist 🎼

Sua playlist deve conter apenas suas músicas para aprender inglês. É uma playlist separada. Você pode criar playlists diferentes por nível ou apenas adicionar e retirar músicas conforme termina de estuda-las. Assim você pode ouvi-las quando está tranquilo e também cantar as músicas conforme fixa a letra na memória. A escolha de músicas vai depender muito do seu nível de inglês e gosto musical. Para iniciantes recomendo músicas mais lentas, com coro fácil, bastante repetição e especialmente boa pronúncia. Aqui estão apenas alguns exemplos que acho interessante quando usar músicas para aprender inglês.

monte uma playlist para estudar inglês

 

Iniciantes:

Breakdown / Upside Down / Good People – Jack Johnson

We Are The Champions / I Want to Break Free – Queen

With or Without You / I Still Haven’t Found What I’m Looking For – U2

Love Yourself – Justin Bieber

Just the Way You Are / The Lazy Song – Bruno Mars

 

Intermediate:

Englishman in New York / Fields of Gold – Sting

Sugar / Payphone – Maroon 5

When I Was Your Man / That’s What I Like – Bruno Mars

Road Trippin’ / Under the Bridge – Red Hot Chili Peppers

 

Advanced:

Laugh Now Cry Later / God’s Plan – Drake

Old Town Road / Panini – Lil Nas X

The Trooper / Fear of the Dark – Iron Maiden

Lights / Burn – Ellie Goulding

 

Como Estudar Músicas para Aprender Inglês

Anote ou grife vocabulário e expressões ✒️

Se você está apenas começando os estudos em inglês, aquisição de vocabulário será a maioria do seu estudo. Mas esse é um processo contínuo e permanente. Você deve também anotar ou grifar caso tenha a letra impressa, expressões que não entendeu. Procure as definições das palavras, mas procure também outras músicas com a palavra ou expressão que está estudando. É muito proveitoso ver essas palavras e expressões em outros contextos quando estuda músicas para aprender inglês. Faça buscas no Google e veja o que aparece. Consulte um dicionário de expressões idiomáticas também. Escreva os significados para consulta rápida quando estudar a música novamente.

técnicas para aprender inglês com música

 

Entenda e repita a pronúncia 🎤

No inglês falado, as palavras nunca parecem como ouvimos nas aulas. Isso é porque o inglês “corrido” junta sons, omite sons, troca alguns sons de lugar ou coloca um som que não existe. Isso se chama “connected speech” e entender esse fenômeno pode te ajudar, com um pouco de prática, a treinar seu ouvido a reconhecer melhor esses sons falados naturalmente. Além disso, cantar ou repetir a letra da música te ajuda a fixar essas maneiras de falar quando estuda músicas para aprender inglês. Então anote no papel onde e como esses sons mudam para reproduzir depois e CANTE A MÚSICA!

cantar em inglês

 

Reconheça Estruturas Gramaticais 🔍

Esse passo vai depender do seu nível de inglês. Caso seja iniciante, tente apenas entender em que tempo verbal a música acontece ou quem é o sujeito. A pessoa está contando uma história do seu passado? Falando de algo que acontece com frequência? Anote algumas frases ou palavras chave que indicam o tempo ou de quem se fala na música. Confira seus palpites conforme decifra a música. Em níveis mais altos é possível reconhecer e especialmente comparar estruturas mais avançadas com a letra de outras músicas. Se você encontrar uma música com presente perfeito, crie um desafio, mas não encontre outra música com presente perfeito, isso seria fácil demais. Escolha uma banda e procure só na sua discografia. Você também pode analisar frases para entender orações subordinadas e outros itens estruturais.

reconheça a gramática na música em inglês

 

No final das contas, usar músicas para aprender inglês é muito prazeroso e pode se tornar um dos seus melhores e maiores aliados na sua busca de habilidade no idioma. E como vimos, qualquer nível pode usar músicas para aprender inglês, basta escolher bem e estudar corretamente. Bons estudos!

Don`t copy text!
×