To teach is to touch a life forever!

Modal Verbs em Inglês – Aula Completa 👩‍🏫

Modal verbs são essenciais para todo falante de inglês pois cumprem um papel fundamental na comunicação. Sendo assim, é necessário saber quais são os 9 Modal Verbs que usamos para expressar certeza, possibilidade, impossibilidade e probablidade. Além disso, usamos com sugestões e obrigações e também para oferecer e pedir algo, dar ou negar permissão, fazer convites e muito mais.

Como pode ver, os Modal Verbs carregam uma responsabilidade grande na nossa comunicação. Para facilitar o estudo, eu gosto de dividir os Modal Verbs por função. Isso te ajuda a reter os usos e significados mais facilmente do que apenas decorando a definição da palavra.

Portanto, confira neste artigo quais são as características principais dos Modal Verbs, como usar cada um deles e conte também com uma série de exemplos práticos sobre o tema. Além disso, você encontra neste artigo uma lista de exercícios de Modal Verbs.

Modal Verbs para se expressar

Quais são os Modal Verbs? Veja a Lista!

Como disse, costumamos identificar 9 Modal Verbs em inglês.

Can Could
May Might
Shall Should
Will Would
Must

Na verdade existem mais algumas construções que são usadas também para expressar as características desses Modal Verbs. Usamos a frase “to be able to” com alguns significados do “can”. “Ought to” é um defective verb que é bem semelhante ao “should”, e o “have to” surge quando precisamos usar o “must” no passado ou no futuro. Modal Verbs também aparecem com o presente perfeito, modal verb + have + verbo no particípio passado. Mas fique tranquilo, veremos todas essas possibilidades quando esses Modal Verbs surgirem a seguir.

Como usar Modal Verbs

O Modal Verb age como um verbo auxiliar, tanto que é chamado na realidade de Modal Auxiliary Verb. Ou seja, quando usamos um Modal Verb usamos apenas o infinitivo sem o “to” do verbo principal. Da mesma forma que outros auxiliares, usamos o Modal Verb para fazer e responder perguntas, como pode conferir no vídeo e exemplos abaixo:

Can you hear the television, or should I turn it up?

Yes, I can. / Yes, I can hear it.

No, I can’t. / No, I can’t hear it.

Uma das características comuns entre todos os Modal Verbs da nossa lista é que jamais podemos usar mais de um Modal Verb na mesma frase. Para situações que necessitam de duas ideias expressadas por Modal Verbs, usamos alternativas.

Características do Modal Verb “can”

Can para habilidade

Usamos o Modal Verb “can” para falar que sabemos ou conseguimos fazer alguma coisa. É semelhante ao verbo “poder” em português. A forma negativa é “cannot”, mas ainda é mais comum contrair para “can’t” que é semelhante aos outros Modal Verbs na negativa.

Derek can play guitar very well. He plays in a band.

Can you speak French? I can’t.

We cannot tolerate this behavior from our leaders!

Usamos a forma negativa “cannot”, sem contração, quando queremos dar ênfase na palavra e também em ocasiões formais.

Quando falamos no passado, usamos “could” com o mesmo sentido.

He could speak six languages before he turned 10.

She could not hear the doorbell.

Entendendo como usar Modal Verbs em inglês

Como Substituir o Modal Verb “can”

Quando usamos “can” para habilidade, podemos substituir pela frase, “to be able to”. Essa troca é necessária quando precisamos usar a ideia de capacidade mais o sentido gerado por outro Modal Verb.

He may not can finish… ×

He may not be able to finish the test in time. √

He should can turn off… ×

He should be able to turn off the alarm. √

He won’t can make it to the meeting. ×

He won’t be able to make it to the meeting. √

Na primeira frase o Modal Verb negativo “may not” dá a ideia de improbabilidade, mas a improbabilidade é de não PODER/CONSEGUIR fazer algo. Assim, precisamos modificar a frase para que não tenha dois Modal Verbs. Na segunda frase, para dizer que alguém DEVERIA conseguir fazer algo, precisamos tirar o “can” pois já usamos o Modal Verb “should”. Na terceira, usamos o Modal Verb indicativo de futuro “will”, portanto não podemos usar o Modal Verb correspondente a PODER/CONSEGUIR. Logo, trocamos o segundo Modal Verb por “be able to”.

Exemplos de Can vs May para Permissão

Dependendo do uso, “can” e “may” exercem funções semelhantes. Usamos os dois Modal Verbs para fazer pedidos e para dar ou negar permissão. A diferença é que o “may” é considerado um pouco mais educado e formal. “Could” é outra maneira mais educada de pedir permissão, quase um meio termo entre “can” e “may”. “Can” é o mais comum. Confira abaixo exemplos de como usar.

Exemplos Pedindo Permissão

Informal

Esse é o uso do dia-a-dia que usamos com nossos amigos e família para coisas menos importantes.

Can we go to the movies with Jessica?

Can I borrow your pen for a second, please?

Can you help me with this project?

Um pouco mais educado e formal

“Could” serve nas mesmas situações que “can” com a diferença de ser mais leve, mais educado. A escolha de qual usar depende um pouco da situação, grau de amizade, etc. Talvez você use o “could” para pedir permissão para seus pais para ir ao cinema se você pisou na bola no dia anterior e não tem certeza se vão achar ruim você ter pedido. O Modal Verb “could” também funciona como o passado de “can”, mas nessa situação é usado no presente para ser mais gentil.

Could we go to the movies with Jessica?

Could I borrow your pen for a second, please?

Could you help me with this project?

Formal

O uso do “may” para permissão perdura em situações mais específicas como pedir para ir ao banheiro ou em ocasiões formais, mas é cada vez menos comum. No primeiro exemplo a seguir, o “may” seria incomum.

May we go to the movies with Jessica?

May I borrow your pen for a second, please?

May I use the restroom, please?

*Não usamos “may” para perguntas com “you”.

modal verbs para pedir permissão

Exemplos Dando Permissão

Informal

Yes, you can go to the movies with Jessica, but be home by 11pm.

Here, you can use my pen.

You can go in, but don’t cause any trouble.

Um pouco mais educado e formal

Não usamos o Modal Verb “could” para dar permissão, apenas para pedir.

Formal

Yes, you may use the restroom.

You may leave as soon as all the materials are put away.

She may exit the conference center through the back doors if she wishes to avoid the press.

modal verbs para dar permissão em inglês

Exemplos Negando Permissão

Informal

Usamos a forma negativa dos Modal Verbs para negar permissão. A palavra “can’t” é a contração da palavra “cannot”.

No, you can’t go to the movies with Jessica. You have homework.

You can’t order anything from the breakfast menu after 11am.

You can’t go in there, she’s getting dressed.

Um pouco mais educado e formal

Não usamos o Modal Verb “could” para negar permissão, apenas para pedir.

+ LEIA MAIS – Dicionário em Inglês 📖🙇‍♂️

Formal

Não existe contração do Modal Verb negativo “may not”, portanto é escrito por extenso. E o “cannot”, cuja contração é usada de forma informal, pode ser usado por extenso em situações formais ou para dar ênfase também.

You cannot expect me to believe that story!

No, you may not borrow the car, and don’t ask again!

Police officers may not enter a home without probable cause.

modal verbs para negar permissão em inglês

Exemplos de Modal Verbs para Possibilidade

A forma mais comum de dizer que algo é possível, mas incerto, é com o uso de “may” e “might”. Eles costumam trazer conotações um pouco diferentes, mas são bastante semelhantes. “Could” e “can” também aparecem nessa função, mas de formas diferentes. Confira nessa seção exemplos de como usar os Modal Verbs “may” e “might”.

May vs Might

De modo geral, ambos expressam possibilidade, mas “may” é usado mais quando eu sei algo sobre a situação e um palpite tem base em alguma coisa. Por exemplo, eu conheço bem o meu primo, e sei que ele gosta de preparar sua caixa de pesca pessoalmente. Mas vejo que meu amigo está preparando a caixa de todo mundo para ganhar tempo. Assim, digo para meu amigo:

  • Hey Matt, I know you’re trying to save time, but Mark may want to repack his tacklebox when he gets here.

Nesse exemplo, usei “may” para a possibilidade do Mark querer remontar sua caixa quando chegasse porque sei que é provável, ou ao menos muito possível apesar de ainda ser incerto. Se meu primo não quisesse sempre fazer isso pessoalmente, e o meu amigo me perguntasse, eu usaria “might”.

  • Hey Chris. Do you think Mark wants to pack his own tacklebox?
  • He might want to, but I don’t know.

Nesse caso, pode ser que sim ou pode ser que não. Outra situação que ilustra bem o uso dos Modal Verbs “may” e “might” é quando estamos procurando alguém. Um amigo me pergunta sobre outro.

  • Chris, have you seen Jacob around?

Quando me perguntam se eu vi o Jacob por aí, minha resposta depende um pouco do que eu sei sobre a situação. Se eu sei que todo dia nesse horário o Jacob costuma ir para a biblioteca para estudar, eu provavelmente responderia:

  • He may be at the library.

Se eu não tenho uma informação sobre a rotina dele mas já vi ele na biblioteca nesse horário outro dia, provavelmente usaria “might”:

  • He might be at the library.

Na segunda opção, estou apenas sugerindo um lugar para procurar, sem muita certeza de que o Jacob estará lá. Nesse sentido também usamos o Modal Verb “could” para falar de possibilidade.

  • He could be at the library.

“Could” é comum para dizer que algo pode acontecer, mas não existe certeza.

  • It could get cold this evening.
  • With traffic the way it is, they could be a little late.

Quando usar modal verbs may ou might em inglês

Can para possibilidade

“Can” é um pouco diferente apesar de ainda ser usado para possibilidades, porque tem a característica de generalizar.

  • It can be pretty dangerous here after dark.

No exemplo não estou dizendo que existe a possibilidade de ser perigoso por aqui hoje quando escurecer ou em qualquer outro dia específico. Estou fazendo uma generalização sobre esse bairro porque existe a possibilidade de algo acontecer, sem certeza de onde ou quando, mas é normal.

  • Your first year of college can be confusing.

Ao usar “can” estou dizendo que o primeiro ano de faculdade pode ser confuso, para você, para mim, para todos. Se existisse uma iminência de algo ser confuso, poderia usar may/might/could, mas estou falando de forma geral, não de algo específico que vai acontecer.

+ LEIA MAIS – Keep Calm and Carry On Learning English 🧘‍♀️📖

Como Usar Modal Verbs para fazer Pedidos, Ofertas e Convites

Exemplos de Pedidos com Modal Verbs

Como em outras situações, temos uma maneira mais formal e outra menos formal para fazer pedidos. Usamos “can” e “will” para pedir que alguém faça algo. É comum usar “please” no final da frase para ser educado. Estes Modal Verbs também são usados para mandar alguém fazer algo em forma de pergunta. Confira os exemplos de como usar.

  • Will you pick up some bread at the supermarket, please?
  • Can you clean your room, please?

São pedidos, mas existe uma expectativa de que a pessoa faça. No primeiro exemplo, talvez eu já esteja indo para o supermercado. No segundo exemplo, meu filho precisa limpar o quarto, não é exatamente um pedido. Se não existe expectativa ou obrigação, usamos “could” e “would” para fazer o mesmo pedido. Mas isso não é regra, e todos podem ser usados dessas maneiras, mas de forma geral funciona assim.

  • Would you pick up some bread at the supermarket, please?
  • Could you reschedule my appointment, please? Something came up last minute.

Dessa vez no primeiro exemplo usamos o Modal Verb “would” para ser mais gentil. Talvez eu não esteja indo no supermercado já, então um pedido mais delicado é normal. No segundo exemplo, não existe obrigação de reagendar minha consulta de última hora, nem sei se é possível. Assim, usamos o Modal Verb “could” para ser mais gentil e formal no pedido.

Could you reschedule?

Exemplos de Ofertas com Modal Verbs

Usamos os Modal Verbs “can” e “shall” para ofertar algo. “May” também é possível mas é muito formal. Esse uso é o mais comum em restaurantes e lojas.

  • Can I help you? (May I help you?)
  • Can I get you another beverage?

Shall pode ser usado como uma oferta ou um convite.

  • Shall I call you a cab? (oferta)
  • Shall we dance? (convite)

Shall I call you a cab? Como usar o modal verb Shall em Inglês.

A diferença de significado e uso de um Modal Verb para outro para oferecer algo é mínima, mas vale entender. As vezes podemos usar o “could” quando oferecemos fazer algo, mas não cabe na pergunta.

  • Can I help you? √
  • Could I help you? ×

Mas…

  • I can take you to the airport if you need me to. √
  • I could take you to the airport if you need me to. √

Outra maneira de oferecer é usando o Modal Verb “will”, que é associado com ações futuras, mas também usamos aqui. Estou oferecendo fazer algo no futuro próximo.

  • I will take you to the airport if you need me to.
  • I will call you a cab when you are ready.

A última maneira que usamos Modal Verbs para oferecer ou fazer um convite é com “would”. Nesse caso é usado na frase “would you like” (você gostaria) seguido de um verbo ou substantivo.

  • Would you like another cookie? (oferta)
  • Would you like to go to camping with us? (convite)

como usar would em inglês

Como usar Modal Verbs para dar Sugestões e falar de Obrigações

Exemplos de Modal Verbs para Sugestões e Conselhos

Às vezes queremos ajudar alguém fazendo uma sugestão ou dando-lhes um conselho sobre o que devem ou não devem fazer. Para isso usamos o Modal Verb “should” e sua forma negativa, “shouldn’t”. Confira abaixo quais são os outros Modal Verbs que também usamos para estes fins.

  • You should wash the top of the car first.
  • You shouldn’t complain if you don’t want to help.
  • They should call the restaurant before going. It might be crowded.

como usar o modal verb Should para sugestões em inglês

Também existe “ought to”, que é usado com menos frequência porém com significado quase igual. A forma negativa “ought not to”, é rarissíma e soa um pouco estranho para o ouvinte.

  • You ought to call your grandma. She misses you.
  • She ought to go to the bank and demand a lower rate.

Diferente do “should”, usamos o Modal Verb “could” apenas na forma afirmativa, para dar sugestões positivas. As frases costumam ser condicionais, mas a segunda parte condicional é omitida.

  • They could meet us there (if that is easier for them).
  • I could help you with the project (if you want me to).

Usamos os Modal Verbs “will” e “would” de forma condicional semelhante, mas a frase condicional nem sempre é omitida. A forma no passado (would), é considerado um pouco mais gentil.

  • I am sure she will help you if you ask her nicely.
  • I am sure she would help you if you asked nicely.

A diferença é que podemos usar o Modal Verb “would” na sua forma negativa para dar um conselho contra fazer algo. Temos uma frase na segunda condicional muito famosa que usa o conselho negativo.

  • I wouldn’t do that if I were you.

Exemplo de segunda condicional do modal verb Would

Exemplos de Modal Verbs usados para Obrigações, Proibições e Escolhas

Usamos o Modal Verb “must” quando falamos de obrigações, proibições e escolhas, mas existe outra frase que auxilia o “must”. Conjugamos o “have to” no passado e futuro para expressar o sentido de “must” porque o mesmo não pode ser conjugado. Além disso, o “have to” traz um significado diferente no afirmativo e negativo frente ao “must”.

  • Surgeons must wash their hands and wear gloves.
  • All visiting students must register to receive credentials.

O Modal Verb “must” mostra que a pessoa tem o dever ou obrigação de fazer algo. Esse uso é considerado um pouco formal e usado em situações oficiais ou importantes. A forma negativa idem.

  • You must not open this door before decompression.

No passado, não podemos usar o Modal Verb “must”, então conjugamos o “have to” ou usamos o “couldn’t” para negativa.

  • They had to call an ambulance for him.
  • They couldn’t leave without permission.

No primeiro exemplo, eles foram obrigados a chamar uma ambulância para o rapaz. No segundo, eles foram proibidos de ir embora sem permissão. É importante entender que, enquanto o “must” e o “have to” são semelhantes no afirmativo, são diferentes no negativo. Veja como o significado muda.

  • You must clean your room. (formal)  You have to clean your room.  (informal)

No exemplo acima, as frases tem o mesmo sentido, diferem apenas na formalidade.

  • You must not clean your room.  ≠  You don’t have to clean your room.

Nesse exemplo, a primeira frase é uma proibição. Você não deve/não pode limpar seu quarto. Na segunda frase você tem uma escolha. Não existe a obrigatoriedade. Você não tem que limpar seu quarto se não quiser. Portanto, o Modal Verb “must” é diferente de seu substituto na forma negativa.

como usar must clean em inglês

O Modal Verb “Must” para Conclusões Lógicas

Talvez a maneira mais comum de se ouvir e usar o Modal Verb “must” nem seja para obrigatoriedade ou proibição e sim para uma conclusão lógica ao qual chegamos com a informação que temos.

Se meu colega não veio trabalhar, e ele nunca atrasa, muito menos falta, posso concluir que ele deve estar doente.

  • Tim still isn’t here. He must be

Nem sempre a conclusão lógica precisa ser real. É bastante usado para uma suposição ou um palpite.

  • I can’t believe I forgot her birthday! She must think I’m a horrible person.

Quando usamos o Modal Verb “must” para uma conclusão lógica na forma negativa, não costumamos contrair.

  • I called for a ride, but no one answered. They must not know what time my flight landed.

must para conclusões lógicas

Modal Verbs com “Have”

Para usar um Modal Verb no presente perfeito, usamos o Modal Verb, depois “have”, depois o particípio passado. Confira quais são e como usar os Modal Verbs da nossa lista que aparecem dessa forma e veja exemplos da característica de cada um.

Must / Might / May mantém significado

  • I must have fallen asleep during the movie.

Alguns Modal Verbs da lista não mudam o significado quando usamos dessa forma. É o caso do “must” para conclusões lógicas como no exemplo anterior. Apenas indicam que a frase se refere ao passado. Esse é o caso dos Modal Verbs “may” e “might” para possibilidade também.

  • You might have made him angry with that comment.
  • She may have bought the circus tickets already.

como expressar possibilidade com must might e may em inglês

Modal Verbs Will / Would Have

O Modal Verb “would” aparece com “have” na terceira frase condicional. Na terceira condicional, imaginamos o possível resultado de uma situação que não aconteceu.

  • If he had called a taxi sooner, he would have been on time (but he did not call the taxi sooner, so he was not on time).
  • Jason would have gotten the promotion if he had kept the project under budget (but he did not get the promotion because he spent more than the budget).

“Would have” também aparece para falar de vontade ou não de fazer alguma coisa ou para falar de algo que você queria fazer mas não fez.

  • I would have called sooner, but the phone lines were down.

(I wanted to call earlier, but I couldn’t because the phones were not working.)

  • I would have gone to the gallery opening, but my flight landed late.

(I wanted to go to the gallery opening, but my flight did not arrive soon enough.)

O Modal Verb “will” é usado com “have” para olhar para trás de um ponto no futuro. Esse uso acompanha o emprego de de algumas frase indicativas de tempo como “by the…/by next…/by then”.

  • By next Spring, the engineers will have completed the bridge.
  • The buffet truck will have arrived by the time you get home, so you can set up as soon as possible.

O Modal Verb “would” também serve para falar do passado com esse uso já que é o passado de “will”. Mas ele não perde a característica. Você simplesmente pega a visão de usar um ponto no futuro para falar do passado, e coloca no passado.

  • I knew the engineers would have completed the bridge by the following Spring.

Se no primeiro exemplo com a ponte com o Modal Verb “will” eu estava me colocando no futuro e olhando para trás para falar da finalização da ponte, com “would” estou fazendo a mesma coisa, mas começando a fala sobre isso no passado.

Will have completed – …até lá sei que terão completado…

Would have completed – …sabia que até lá teriam completado…

Quando usar have com modal verbs

Modal Verb Should Have

Usamos a construção “should have” quando falamos que teria sido melhor ou mais correto fazer alguma coisa, mas a pessoa não fez. Falando com os outros, é como um conselho para o passado, mas falando de si, pode ter uma conotação de arrependimento de não ter feito algo.

  • You should have invited Sarah to the party. She is so fun!
  • We should have listened to that guy at the gas station. Now we are lost!

Quando usar should have com modal verbs

O Modal Verb negativo “should not” com o “have” é usado quando algo não era uma boa idea, mas fizemos mesmo assim.

  • You shouldn’t have invited your ex-girlfriend to your birthday party.
  • I shouldn’t have drunk so much beer. Now I have a hangover.

como expressar arrependimento em inglês

A última maneira de usar “should have” é para falar de uma situação que deve ter acontecido se tudo estiver normal, mas como não sabemos se tudo está normal, usamos a estrutura do Modal Verb “should have” ao invés de apenas presente perfeito ou passado simples sem o Modal Verb. Nesse caso achamos que a coisa aconteceu. É comum usar a frase “by now” nessa construção.

  • The painters should have finished painting the house by now. Let’s check before we call the landlord.

No exemplo anterior, acho que os pintores já terminaram de pintar a casa pois faz sentido pelo horário. Também usamos de forma muito semelhante para falar de algo que teria acontecido se tudo estivesse correndo bem, mas não aconteceu.

  • Jessica is late. She should have been here by now.

Nesse caso, estou preocupado pois o que deveria ter acontecido ainda não aconteceu.

como usar should have em inglês

Modal Verb Could Have

Usamos a construção “could have” quando falamos que alguém tinha a habilidade ou a opportunidade para fazer alguma coisa, mas não fez. Esse uso pode trazer uma conotação de arrependimento também, mas não é sua principal função. A parte da frase que mostra que a pessoa não realizou algo fica (implícita).

  • I could have kept trying, but it wasn’t going to work.
  • She could have been elected president (if she had accepted the nomination).

Também usamos para falar que algo não era possível no passado, mesmo que quisesse fazer.

  • I don’t know how you could have done anything more. You did your best.
  • He couldn’t have seen at the barbecue. I was gone before he arrived.

O último uso possível, mas menos comum, é para dar nossa opinião sobre o que achamos que aconteceu no passado. Esse uso se assemelha muito aos Modal Verbs “may” e “might” no sentido de possibilidades passadas.

  • Dave still hasn’t arrived! He could have forgotten about the schedule change.

como usar couldn't have em inglês

Exercícios com Modal Verbs

Vamos testar seu conhecimento? Veja os diálogos abaixo e escolha quais Modal Verbs melhor se encaixam nas lacunas.

  1. Sarah told me she _________ be a little late today. Something about her son getting in trouble at school.

a. Can

b. Might

c. May

 

  1. I’m not sure if he _____________ be there by 5 tomorrow.

a. Can

b. Might

c. May

 

  1. If professor Alexander doesn’t retire he _________ teach our aerodynamics class again next year.

a. Can

b. Shall

c. Would

d. May

 

  1. _____________ we see a movie tonight?  (invitation)

a. Can

b. May

c. Must

d. Shall

 

  1. I don’t know anyone at the party and a little I’m tired. I still _________ go though.

a. Can

b. Might

c. May

 

  1. The cat didn’t come when I opened his food. He _____________ gotten out when you opened the door.

a. Must

b. Must have

c. Would

d. Would have

 

  1. They ____________ help me move because they were out of town.

a. Could

b. Could have

c, Couldn’t

d. Couldn’t have

 

  1. Relationships _________ be difficult sometimes.

a. Can

b. Could

c. Might

 

  1. She _________ become the best employee at the company. You never know!

a. Can

b. Could

c. Shall

d. Will

 

  1. I _______________ accepted the position in logistics, but it isn’t what I want for my career.

a. Could have

b. Should have

c. Will have

d. Would have

Recursos para Treinar Modal Verbs: Sites com PDFs de Exercícios

A internet é rica em sites especializados para você treinar e fazer exercícios. Você pode fazer download de algumas folhas tarefa ou acessar PDFs e até testes completos para praticar. Acesse esses sites e continue treinando os Modal Verbs. Lembre de marcar essa página do blog para sempre ter essa lição ao seu alcance para fazer uma revisão e ter os Modal Verbs na ponta da língua. Bons estudos!

 

Respostas: 1.C 2.A 3.D 4.D 5.B 6.B 7.C 8.A 9.B 10.A

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Don`t copy text!